A OpenMetrics propõe modelo unificado e aberto, com validação de comitê independente, para mensuração do setor
A Eletromidia e a JCDecaux se uniram para lançamento da OpenMetrics, uma plataforma voltada à padronização das métricas de audiência no mercado de mídia out of home (OOH) no Brasil. A iniciativa, segundo as empresas, busca estabelecer um padrão unificado, aberto e comparável para a mensuração de audiência no meio.
A OpenMetrics prevê a atuação de um comitê independente, formado por representantes de agências de publicidade, plataformas de mídia programática e associações do setor, responsável por validar os dados, supervisionar a metodologia e avaliar a entrada de novos participantes, a partir de critérios técnicos definidos para o OOH.
Segundo as empresas, as métricas poderão ser obtidas por meio de sensores instalados nos equipamentos e também a partir de dados mobile fornecidos por operadoras de telefonia, sempre com garantia de anonimato e em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A proposta responde a uma demanda do mercado por métricas comparáveis entre diferentes plataformas de OOH, permitindo que agências e anunciantes distribuam seus investimentos de forma mais estratégica. O anúncio ocorre em um contexto de expansão do meio, que responde por 11.9% do investimento publicitário no Brasil, de acordo com o relatório mais recente do Cenp-Meios.
“A unificação das métricas consolida um mercado mais transparente e eficiente, o que nos permitirá ser ainda mais estratégicos para marcas e agências. Com esta iniciativa, elevamos o patamar do setor, possibilitando que as marcas alcancem sua audiência com precisão e que o OOH avance em mensuração, inteligência e eficiência”, afirma Alexandre Guerrero, CEO da Eletromidia.
“Unificar métricas é fundamental para dar clareza ao investimento publicitário e acelerar a modernização do OOH. A OpenMetrics nasce para levar o setor a uma nova fase, ampliando o que o Mapa OOH construiu e abrindo espaço para novos players”, completa Ana Célia Biondi, diretora-geral da JCDecaux.
Imagem do topo: divulgação



