Símbolo da cidade de São Paulo, Ibirapuera encanta também as marcas interessadas em se aproximar dos paulistanos
Refúgio do paulistano, o Parque Ibirapuera completa 70 anos nesta quarta (21). Turistas também reverenciam a existência desse pedaço verde encravado na cidade de São Paulo, ponto de encontro, de passeios e de cuidados com a saúde, que atrai cada vez mais anunciantes. Os investimentos são transformados em melhorias para os próprios cidadãos.
"Nos 70 anos do Parque Ibirapuera, celebramos um ícone que conecta histórias e memórias de São Paulo. A Neooh se orgulha de estar presente no Ibira desde 2021, levando diariamente informações e inovações aos frequentadores do Parque", declara Leonardo Chebly, CEO da empresa de mídia out of home NEOOH, que desde 2022 lidera a comercialização de espaços no parque, além de estruturar projetos especiais de marcas.
A produtora de resinas termoplásticas Braskem, que já patrocinou o ‘Plano de gerenciamento de resíduos’ do Ibirapuera, acaba de anunciar a transmissão das Paralimpíadas, na arena de eventos, localizada em frente ao Planetário, entre os dias 31 de agosto e primeiro de setembro, das 9h às 17h.
Os visitantes também poderão conhecer a Arena Paralímpica, que funcionará no mesmo período com atividades ligadas à competição. O projeto foi realizado em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Em quatro anos de administração, a Urbia já investiu mais de R$ 200 milhões no parque. Desse montante, R$ 166 milhões foram direcionados para obras, e R$ 49 milhões em manutenção. Até o fim de 2025, a concessionária prevê um aporte de R$ 50 milhões em benfeitorias.
Mídia OOH
Diversificar experiências com estratégias customizadas e capazes e atender desde serviços até mídia e ativação, são os preceitos de atuação da NEOOH.
O plano é acompanhado por comunicações visuais que substituem métodos menos sustentáveis, como banners e faixas, enquanto os serviços prestam informações sobre previsão do tempo, hora certa, qualidade do ar, horários de funcionamento, agenda cultural e de eventos, fornecendo um canal efetivo e atualizado.
Patrocínios, direitos de nome de áreas ou serviços e ativações de produtos estão entre as principais opções de investimento, cada um com o seu próprio espectro de valores. Momentos de descontração e tranquilidade tornam as pessoas mais propensas a receberem mensagens endossadas por mídias que cumprem função social e contribuem para a melhoria das cidades e o cotidiano das pessoas.
Nike, Centauro, Renault, Braskem, Ambev, 3 Corações, Kibon e RedBull estão as marcas que já anunciaram no Ibirapuera. O Grupo SBF, detentor da Centauro e Fisia - representante oficial da Nike no Brasil -, foi o primeiro a fechar parceria.
A grife norte-americana ergueu cinco espaços multiesportivos abertos para o público e, em 2022, reformou duas quadras de basquete, melhorou o campo de futebol society, inaugurou duas quadras de areia e um espaço dedicado ao skate.
Treinos gratuitos de futebol e corrida também são ofertados. Gatorade já patrocinou quadras poliesportivas, enquanto a Ambev encampou área de gastronomia.
Live marketing e rádio
O espaço de 1.584.000 metros projetado pelos arquitetos Oscar Niemeyer, Ulhôa Cavalcanti, Zenon Lotufo, Eduardo Kneese de Mello e Ícaro de Castro Mello e pelo paisagista Augusto Teixeira Mendes conecta o paulistano à natureza, esportes, lazer e entretenimento, cravando "o orgulho de termos um parque 'design', com coisas de Burle Marx, e diversas obras de Niemeyer, algo que poucos lugares do mundo têm. Além de ser um ponto na qual as pessoas podem ir para viver e se encontrar, o parque é uma obra de arte a céu aberto", ressalta Iron Neto, head of creative strategy da agência de live marketing Todos.
O executivo lembra o show do 'Doces bárbaros', com Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gal Costa e Gilberto Gil, em um dia de fortes chuva, em 2022. "A Praça da Paz sempre foi realmente uma 'praça de paz', porque ela reúne vários ritmos, ao mesmo tempo, em torno de uma celebração a São Paulo", exalta Neto.
"Para nós, da área de eventos, o Parque Ibirapuera é o grande ponto de encontro do paulistano. Além de ser um cartão postal, sempre foi o lugar para o qual pessoas de todas as regiões de São Paulo frequentam, permitindo o encontro de várias tribos", acrescenta.
O testemunho vem também de Danilo Fuin, diretor-executivo da Novabrasil, que frisa a importância "não somente para a urbanização, contribuindo para deixar a cidade mais verde e sustentável, como também mais cultural já que esse grande símbolo da cidade abriga museus, esculturas e tem espaços abertos à população para promover espetáculos de música, moda e de teatro, como vimos com Fernanda Montenegro".
Para Fuin, "o auditório do Ibirapuera é um oásis projetado por Oscar Niemeyer, é escola de música e palco de grandes apresentações. Boa parte da promoção cultural contemporânea passa pelo Ibirapuera por isso ele é tão abraçado e cuidado pela população". Ele alerta para oportunidades vindas de empresas "comprometidas com ações culturais, educacionais e de bem-estar, que possam desenvolver projetos capazes de beneficiar a população. Vida longa ao Ibirapuera”, finaliza.