Terceira fonte de investimentos do mercado publicitário, out of home movimenta cerca de R$ 5,5 bilhões ao ano, segundo dados da Tendências Consultoria

O out of home (OOH) brasileiro vive um momento de consolidação e transformação. A presença dessa mídia no cotidiano das pessoas, seja nos grandes centros urbanos ou em cidades de médio porte, mostra que o setor mantém fôlego e se adapta a novos hábitos de consumo. Entre 2019 e 2023, sua participação no bolo publicitário nacional mais que dobrou, passando de 4,1% para 10,8%, segundo dados do Cenp-Meios. Passou a ocupar a terceira posição no ranking, atrás da TV aberta e da internet. Desde 2024, o share já está em quase 12%.

Levantamento realizado em 2024 pela Tendências Consultoria mostra que o setor movimenta cerca de R$ 5,5 bilhões por ano e é formado majoritariamente por empresas de médio porte (51%). Micro e pequenas companhias representam 40%, enquanto as grandes somam 9%. Para além do mercado publicitário, o OOH exerce impacto econômico amplo, envolvendo fornecedores de insumos, gráficas, fabricantes de LED, empresas de software, agências e instaladores.

O estudo revela ainda que, para cada R$ 1 milhão investido em mídia exterior, são gerados R$ 835 milhões no PIB, com R$ 298.891 destinados a salários e R$ 77.701 à arrecadação tributária. A instalação de painéis publicitários, por exemplo, cria em média 20 novos postos de trabalho, enquanto licitações de mobiliário urbano, como abrigos de ônibus e totens informativos, contribuem para engordar a receita das cidades. Em 2023, o Rio de Janeiro arrecadou mais de R$ 1 bilhão com contratos desse tipo.

Tendência positiva
O primeiro trimestre de 2025 confirmou a tendência positiva. O Cenp-Meios registrou aumento de 8% nos investimentos publicitários de OOH em relação ao mesmo período de 2024. “Esse crescimento vem acompanhado de integração com outras mídias e uso mais intenso de dados para mensuração e segmentação”, diz Fabi Soriano, diretora-executiva da Central de Outdoor. A entidade também prepara o ‘OOH Summit Brasil’, que ocorrerá em 2026, em São Paulo, como parte de uma agenda de qualificação e integração latino-americana.

Leia a matéria completa na edição do propmark de 18 de agosto de 2025