O ano de 2021 será lembrado para sempre pelo início da vacinação contra a Covid-19, que trouxe a retomada da esperança para um futuro mais sereno em relação à pandemia.  Durante todo esse período, como uma forma de equilibrar a enxurrada de informações e relatos difíceis aos acontecimentos no mundo todo, pudemos observar uma mudança do comportamento no consumo de notícias.

As pessoas começaram a buscar informações e histórias com foco positivo, principalmente como contraponto para despertar o otimismo durante o enfrentamento dessa crise e reforçar o poder que um bom exemplo tem de inspirar e, até mesmo, mudar a vida do próximo. Neste contexto, o trabalho desenvolvido pelo Grupo Razões teve um impacto assertivo considerável.

Em 2020, nosso faturamento cresceu cinco vezes comparado a 2019. Em 2021, dobramos o faturamento do ano anterior. Essa é a maior comprovação que boas notícias e positividade são mais do que necessárias no dia a dia de todos nós. Nos últimos dois anos, abrimos diversas frentes e unidades de negócios que, juntas, contribuíram para nos consolidarmos como o maior grupo de mídia positiva do país.

Foto: Pixabay

Além do trabalho do Razões para Acreditar, onde tudo começou, abrimos a VOAA, a plataforma de arrecadação coletiva para transformar o final das histórias que contamos; e o Studio Pollen, nossa área de criação e desenvolvimento de conteúdo audiovisual para propagar conteúdos e histórias com a nossa linguagem própria.

O Razões, por ser geneticamente um negócio social, trabalha com estratégias ESG mesmo antes da nomenclatura ganhar o mundo corporativo. Esse conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança, não só emprestam alma aos negócios das empresas, como criam uma conexão real com as pessoas, de acordo com os seus posicionamentos.

Pudemos observar um aumento no interesse de marcas e empresas em se associar ao Razões para Acreditar para contar boas histórias.  Foram mais de 130 projetos com as mais de 100 empresas, marcas, agências e clientes. Juntos, conseguimos estabelecer uma relação próxima e de parceria, com o DNA do nosso Grupo. E isso contribuiu para  excelentes resultados em termos de exposição e, principalmente, conversas.

Encerramos 2021 com um projeto super especial, o Prêmio Razões para Acreditar, primeiro prêmio criado para celebrar pessoas comuns que praticam boas ações. Fruto do sonho antigo dos fundadores Vicente Carvalho e Marcelo Martins, realizamos a cerimônia em formato digital este ano, com a apresentação de Fábio Porchat e Sauanne Bispo.

Contamos com oito patrocinadores e a participação dos nossos mais de 5 milhões de seguidores na votação e escolha das histórias mais inspiradoras do ano.  O prêmio será anual e, se tudo correr bem, esperamos realizar um evento presencial em 2022, para que a festa seja ainda mais especial.

Afinal, esse é o nosso principal objetivo: mostrar que qualquer pessoa pode fazer a diferença na vida de alguém; do bairro, da cidade, do país e do mundo. Independente do tamanho do gesto. Para que todos possam se inspirar e ter Razões para Acreditar. Vamos em frente!

Vitor Pavarini é head de planejamento e estratégia do Grupo Razões (vitor@razoesparaacreditar.com)