A borboleta. Um dia, 1960, Edward Lorenz, meteorologista do MIT – Massachusetts Institute of Technology registrou, mediante diferentes experiências e estudos, “O bater das asas de uma borboleta no Brasil pode gerar um furacão no Texas...”. Aconteceu o contrário, o bater das asas de uma borboleta no Texas gerou ventanias e chuvas no Brasil. Reserve a borboleta. Caos Theory.

Chama o sapo. Se você colocar um sapo numa panela cheia de água e for aquecendo aos poucos, o sapo não percebe e morre cozido. Agora, se você joga o sapo numa panela de água fervendo imediatamente salta e some no horizonte. Reserve o sapo. BFS – Boiled Frog Syndrome. Chegamos na abelha. Todas as vezes que uma abelha construía uma colmeia na casa do apicultor americano Lorenzo Langstroth, seus netinhos iam lá e derrubavam. Langstroth apiedou-se das abelhas e decidiu criar colmeias de madeira. Langstroth Hive. Deu mais vida e conforto às abelhas, e possibilitou a multiplicação e distribuição perfeita das colmeias, em quantidade e qualidade, no processo de polinização racional, econômica e otimizada das plantas. Seguramente, uma das mais importantes revoluções na história da natureza. Reserve a abelha.

Outro dia, numa palestra, alguém me perguntou quais eram meus bichinhos de estimação. Falei no ato. Borboleta, sapo, abelha. E, depois expliquei. É esse o mundo em que já estamos vivendo. Todas as vezes que o sapo registra uma mudança no ambiente, imediatamente salta pra frente. Eu disse, pra frente. Nem para o lado e muito menos para trás. A borboleta bateu as asas no Texas, o movimento foi registrado no Brasil, e, imediatamente o sapo saltou pra frente. Como se estivesse num aquário com água colocado pra ferver na chapa de um fogão. Enquanto isso, abelhas, confortáveis nas colmeias de madeira do reverendo Langstroth, e dispostas racionalmente por toda a plantação, deram início à polinização e multiplicação das flores, frutas e demais dádivas da natureza, eclodindo na primavera e no verão. Apenas isso, amigos. A borboleta, o sapo, e a abelha. A borboleta bateu as asas que alertaram o sapo milhares de quilômetros de distância, que saltou do aquário cheio de água e aquecendo, enquanto as abelhas cuidavam da polinização. A disrupção decorrente do bater – tsunami – de asas das borboletas, alertou os sapos no Brasil, que cuidaram de recorrer às abelhas para a polinização de suspects e prospects, conseguindo convertê-los, quase todos, em clientes. Sua empresa precisa permanecer atenta e sempre ao movimento dos ventos, das nuvens, bater das asas da borboleta e, como o sapo, reagir e saltar em tempo, posicionando-se da melhor forma possível para o aproveitamento de todas as oportunidades decorrentes. E acionar seu exército de abelhas, para procederem à comunicação de excepcional qualidade, convertendo, pela ordem, suspects em prospects, e prospects em clientes. É assim que se planejam e trabalham as empresas verdadeiramente modernas. Mais que atentas a qualquer e toda nova movimentação. Imediatamente saltam no sentido de identificar todas as oportunidades inerentes, desenvolver produtos e serviços capazes do aproveitamento, e permanecerem atentas ao momento certo.

E quando chega o momento, acionando seu exército e plataformas e ferramentas, realizando todo o processo de comunicação com eficácia e consistência. Motivando, gerando desejo, experimentação, repetição de compras e multiplicando clientes. Borboleta, sapo e abelha. Bater de asas, saltos para frente, e polinização. É assim que funciona o Marketing de Excepcional Qualidade, na Sociedade do Conhecimento, onde predomina e avança a Economia por Compartilhamento. A SEKS – Sharing Economy, e Knowledge Society.

Um dia perguntaram ao adorado mestre Peter Drucker “por que Sociedade do Conhecimento?” E ele apenas respondeu:

“O que e o quanto você conhece?

Quem e quantos você conhece?

Quem e quantos conhecem você?

Como e o quanto você é conhecido?”

E emendou: “no final, tudo é branding... ou você domina e gerencia o branding, ou, você não é...”.

Com nossas melhores homenagens à borboleta, ao sapo, e à abelha. Referências essenciais de marketing e branding. E eterna gratidão ao adorado mestre e mentor Peter Drucker, a quem continuaremos reverenciando e homenageando até o fim dos dias.

Francisco Alberto  Madia de Souza é consultor de marketing
fmadia@madiamm.com.br