As expectativas são enormes em torno da primeira edição do The Town. A previsão é receber meio milhão de pessoas em cinco dias de evento – 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro –, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A relevância para os negócios é sólida. O megafestival de música vai reunir 30 marcas parceiras – entre apoiadores e patrocinadores –, que prometem levar ao público experiências inesquecíveis. No total, serão mais de 200 ativações de marca.

O festival se uniu a grandes marcas para criar licenciados exclusivos, os produtos The Town. A Riachuelo, por exemplo, será responsável por assinar uma coleção de roupas inspiradas no festival e em sua programação. Já a Accor terá uma suíte totalmente decorada com o tema do festival e a Volkswagen fará edição especial do T-Cross, enquanto a Vivo vai colocar à venda capinhas de celular.

Batizado como Cidade da Música, o The Town chega pelas mãos dos mesmos criadores do Rock in Rio, a Rock World, e já nasce como o maior festival de São Paulo. Baseando-se na movimentação que o evento provocou no mercado publicitário nas semanas que antecederam a sua realização e no evento-teste aberto para convidados no último dia 30, dá para dizer que é algo diferente mesmo.

As atrações e números do The Town comprovam a sua grandiosidade: o festival ocupa uma área de 360 mil metros quadrados, com seis palcos, e traz grandes nomes da música mundial, como Post Malone, Bruno Mars, Maroon 5 e Foo Fighters. Serão mais de 235 horas de música.

O evento de música é inspirado na maior cidade da América do Sul e traz cenários que reproduzem os marcos icônicos e os arranha-céus de Sampa de encher os olhos. Pela primeira vez, o festival também vai conseguir um feito inédito na capital paulista: trens e metrôs vão funcionar 24 horas. Ônibus The Town Express terá sete pontos de embarque na cidade.

A megaestrutura do The Town é sofisticada. Outro destaque do festival é dar palco para a pauta DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão), além dos protocolos ESG. Matéria nesta edição mostra os detalhes das ações criativas de patrocinadores desenvolvidas pelas agências e também de soluções inteligentes encontradas em prol do meio ambiente.

A Heineken, por exemplo, criou aplicativo para venda antecipada de cerveja no festival, com direito a reembolso do que não for consumido. A marca se integrou à Brasken e à Red Bull para economizar 10 toneladas de resíduos. Quem usar apenas um copo, tem desconto de R$ 3 nas compras seguintes, pagando apenas o líquido.

De acordo com Rodolfo Medina, vice-presidente de marcas da Rock World, um estudo da FGV apontou que o impacto econômico do The Town em São Paulo será de R$ 1,7 bilhão, o maior já visto na capital, além da geração de mais de 19 mil empregos.

“O festival movimenta o mercado. Seja na criatividade dos profissionais e agências para que seus clientes tenham destaque, seja na geração de empregos em toda a cadeia que envolve o mercado da publicidade. Trabalhamos em projetos colaborativos, e unimos nossas diversas expertises em prol de experiências únicas e novos aprendizados que certamente estão por vir e ficarão de legado para ativações futuras, nos mais diversos segmentos”, declarou Medina.

Summit
O propmark apoia como media partner o III Summit Eventos Brasil, que será realizado em Fortaleza (CE), entre os dias 11 e 13 de setembro, com a expectativa de receber cerca de 300 mil profissionais de todo o Brasil. A organização é da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc) e sua associada no Ceará. As reformas tributária e trabalhista serão os temas explorados nos debates. O turismo de negócios pleiteia descontos nas taxas. O turismo de negócios faturou R$ 93,6 bilhões em 2022, alta de 81,6% em relação ao ano anterior.

Frase: “IA não está trazendo produtividade.” (Ian Goldin, professor da Universidade de Oxford, no Estadão de 21/8/23).

Armando Ferrentini é publisher do propmark