O ano começou bem para o Brasil. A vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro, como melhor atriz de drama, com o filme ‘Ainda Estou Aqui’ (direção de Walter Salles), trouxe um ambiente de confiança e orgulho do país neste início de 2025. Pode parecer exagero, mas os brasileiros vibraram com a conquista inédita do prêmio para o cinema nacional, lembrando um clima de Copa do Mundo.
Fernanda Torres desbancou atrizes do calibre de Nicole Kidman e Angelina Jolie, por exemplo, com um filme falado em português. Além disso, não custa repetir, é a primeira atriz brasileira a ganhar o Globo de Ouro. Não é pouca coisa, afinal.
A premiação internacional representa também uma grande oportunidade para alavancar o audiovisual brasileiro, tanto dentro como fora do país. A avaliação é que o prêmio traz uma visibilidade importante e abre novas frentes para aumentar o público das salas de cinema, movimentando a indústria cinematográfica.
Nesta primeira edição do ano, o propmark publica o Especial Perspectivas 2025. A reportagem ouviu os principais players do mercado publicitário e apresenta um retrato sobre as expectativas de cada um para o novo ano que se inicia.
E como não dá para planejar o futuro sem olhar para o passado, os líderes também fazem um retrospecto do que foi o ano de 2024 para suas empresas. No caso dos anunciantes, a aposta é seguir ampliando a presença digital das marcas com novas soluções para aumentar a conexão com os consumidores.
“Iniciamos 2024 com o anúncio do investimento de R$ 7 bilhões no Brasil e o lançamento de seis novos veículos. Fizemos seis grandes lançamentos e iniciamos a contagem regressiva para os 100 anos da General Motors no país com a hashtag 99econtando. Tudo isso nos prepara para 2025, que será um ano emblemático com a celebração do centenário. Seguimos focados no processo de digitalização da jornada do consumidor, sabemos que o digital é protagonista na era atual”, descreveu Guilherme Arruda, diretor de marketing da GM América do Sul.
Para as agências, 2024 foi marcado por desafios frente às mudanças tecnológicas, como o avanço do uso da inteligência artificial generativa, mas conquistas significativas em premiações, mantendo o Brasil como o terceiro país mais criativo do mundo, de acordo com o Cannes Lions, o mais importante festival global de criatividade.
“2024 foi um ano excelente para a Africa Creative, marcado por mudanças que desencadearam grandes conquistas. Superamos desafios, como inovar em um cenário de redes sociais em constante transformação, com estratégias atualizadas. A Africa nasceu disruptiva e criativa e são essas características que continuaremos a cultivar em 2025”, pontuou Márcio Santoro, sócio, copresidente e CEO da Africa Creative.
Polêmica
Na semana passada, Mark Zuckerberg anunciou que as redes sociais da Meta vão descontinuar o seu programa de checagem de fatos. No lugar, a plataforma adotará as ‘notas de comunidade’, recurso parecido com o que Elon Musk usa no X, o antigo Twitter. Para especialistas, a decisão pode agravar os problemas de desinformação na internet.
Para o editorialista, a decisão é salutar. Equilibra as forças políticas atuantes nas redes sociais, pois as agências de checagem são formadas por pessoas majoritária e sabidamente de esquerda, muitos até de extrema esquerda, o que vinha contribuindo como instrumento de pressão para que as redes da Meta censurassem perfis de direita.
Aniversários
2025 também será um ano de grandes marcos para a indústria da publicidade, como a celebração dos 100 anos de Globo. O grupo comemora o centenário do jornal O Globo, lançado em 29 de julho de 1925, além dos 60 anos da TV Globo e os 10 anos do Globoplay.
E como não poderíamos deixar de mencionar, em 2025 o propmark completa 60 anos de existência e circulação ininterrupta. Fundado por este editorialista em 21 de maio de 1965, é o jornal mais longevo do trade publicitário. As celebrações estão em andamento.
Frase: “Mais do que gente preparada para dar respostas, necessitamos de capacidade para fazer perguntas” (‘E se Obama fosse africano?’, de Mia Couto).
Armando Ferrentini é publisher do propmark