Depois de uma longa espera, os foliões poderão aproveitar neste ano o Carnaval sem restrições e em toda a sua plenitude. Cancelada em 2021 e realizada de maneira limitada e fora de época no ano passado, devido à pandemia de Covid-19, a festa voltará às ruas e sambódromos do Brasil com uma cobertura multiplaforma como nunca se viu antes.

A Globo, por exemplo, prepara uma cobertura do espetáculo da avenida aos blocos de rua, do samba ao axé, passando pelo frevo, nas múltiplas janelas da emissora: TV Globo, globoplay, nos canais por assinatura Multishow, GNT e GloboNews, e nas plataformas digitais g1 e gshow.

A emissora também retoma a exibição dos desfiles das escolas do grupo especial de São Paulo. Outra novidade é uma cobertura especial do trio Pipoca da Ivete, que será exibido direto de Salvador, além do inédito programa vespertino Glô na Rua, que fará a cobertura com links ao vivo dos desfiles dos blocos carnavalescos do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife e Florianópolis.

Já a festa no SBT tem nome e sobrenome: SBT Folia. A emissora de Silvio Santos retoma a atração que, neste ano, será ancorada pela jornalista Michelle Barros a partir do dia 17 de fevereiro, mostrando o melhor do Carnaval de rua de Salvador, Recife e Olinda, além dos principais blocos do Rio de Janeiro e São Paulo.

Uma das ações mais inusitadas neste ano é a participação do Tinder no Carnaval. O aplicativo de relacionamentos estará presente pela primeira vez na festa. Com as ações Carnaval é melhor que Tinder e Nenhum Match Perdido, a marca se posiciona como uma das principais aliadas das conexões e quer mostrar que a folia fica muito melhor com o app. As iniciativas envolvem uma coleção de acessórios desenvolvidos em parceria com a ONG Orientavida, com loja online, loja física no Rio de Janeiro, videomanifesto e uma parceria que ajudará foliões a ficarem mais tranquilos na hora de sacar o celular e dar o match no bloco.

O ponto de partida da iniciativa foi nos últimos dias de janeiro, quando a marca fez seu primeiro teaser ao instalar duas empenas no coração do Rio de Janeiro. Enquanto a primeira trazia os dizeres Carnaval é melhor que Tinder, a segunda apresentava o contraponto: Carnaval é melhor com Tinder.  

A cerveja Brahma volta a patrocinar o Carnaval com presença da marca nos Carnavais de rua de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Florianópolis, como cerveja oficial, com os patrocínios dos camarotes Brahma Nº1, na Sapucaí; Bar Brahma, no Anhembi; Camarote Brahma Salvador; e nos principais blocos que fazem a festa em Belo Horizonte e o Galo da Madrugada, em Recife.

“Pela primeira vez em nossa história de mais de 130 anos, vamos participar das festas espalhadas pelo Brasil, isso é um marco importante, ainda mais em um Carnaval que volta a sua plenitude após dois anos de interrupção. É no Carnaval que mostramos nosso melhor lado como brasileiros”, comenta Maurício Landi, diretor de marketing da Brahma.

E a Dream Factory, agência que há 10 anos organiza a produção do Carnaval de rua do Rio de Janeiro, captou, pela primeira vez na história, todas as quatro cotas de patrocínio para a realização da festa carioca. Para 2023, o investimento total será de R$ 39 milhões, com cinco cotas de patrocínio fechadas: Kwai, Águas do Rio, Elma Chips e Zé Delivery, além do patrocinador máster Ambev.

A previsão da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é de que o Carnaval de 2023 deve movimentar R$ 8,18 bilhões em receitas, valor 26,9% maior que no ano passado, mas 3,3% abaixo do registrado em 2020, último antes da pandemia. Cerca de 85% da receita deve ser gerada por três segmentos: bares e restaurantes (com movimentação esperada de R$ 3,63 bilhões), transporte de passageiros (R$ 2,35 bilhões) e serviços de hotelaria e hospedagem (R$ 890 milhões).

Armando Ferrentini é publisher do PROPMARK