A CES 2024 foi o palco perfeito para que os maiores expoentes da indústria de tecnologia global destacassem a transformação iminente na interação entre as pessoas e seus dispositivos por meio da inteligência artificial (IA). A estratégia, resultado de anos de muito estudo, preparo e desenvolvimento, se concentra em utilizar recursos inteligentes para tornar os dispositivos conectados ainda mais seguros, inclusivos e eficientes em termos de facilidade, novas experiências e, claro, levando em conta a sustentabilidade e a economia como pilares.
Um exemplo notável são os produtos de exibição visual, como novos televisores 8K que utilizam processadores alimentados por redes neurais com IA aprimorada. São inovação como essas que estão tornando o ato de assistir TV (ou jogar, fazer videochamadas etc.) em algo totalmente novo, muito graças à colossal melhoria na qualidade de som e imagem dos conteúdos, mesmo os originalmente disponibilizados em baixa resolução. Nesse cenário em constante evolução, a IA se tornou essencial, seja para melhorar a experiência do usuário com upscaling da cena para uma resolução maior, sejam na otimização do áudio, ou mesmo na otimização de cores e níveis de brilho. Além da explicação técnica, isso se traduz em um nível de imersão e conexão com o conteúdo jamais experimentado por qualquer pessoa.
Quem conferiu de perto os grandes anúncios da CES 2024 viu, por exemplo, que já existem produtos capazes de reproduzir a sensação real de um cinema em casa por meio de um projetor 8K, o primeiro sem fio do mundo para essa resolução e que transforma qualquer parede (teto ou chão) em uma tela de até 150 polegadas. Outra vantagem proporcionada pela IA, a acessibilidade, ganha novas possibilidades e segue sendo uma prioridade, evidenciada por novas funções de linguagem de sinais e pela legenda de áudio em tempo real nos televisores mais modernos.
A rotina das pessoas, portanto, está em um ponto de virada. Essa visão renovada sobre a aplicação da IA – e agora à disposição em novos produtos e serviços – pode não apenas simplificar tarefas diárias, mas também personalizar as experiências de acordo com as necessidades individuais que vão muito além da TV. Desde a sugestão de receitas com base nos itens armazenados no refrigerador, até a capacidade de reconhecimento de gestos para facilitar a interação com dispositivos, a IA promete transformar o lar em um ambiente ainda mais intuitivo e adaptado às preferências de cada um. Além disso, a conectividade entre diferentes equipamentos, como aspiradores-robôs que criam plantas baixas digitais para uma limpeza eficiente e a interação entre carros e casas por meio de um ecossistema robusto e integrado, evidencia o potencial de expansão da tecnologia para além dos limites do lar.
Em meio a essa revolução, é importante enfatizar a importância da segurança e da privacidade, incorporando soluções que fornecem criptografia de ponta a ponta e um monitoramento contínuo de ameaças à segurança – algo que também já virá embarcado na próxima geração de produtos. O compromisso com a sustentabilidade, que versa desde o uso de materiais reciclados até a incorporação da IA para a otimização do consumo de energia, permeia essas novas formas de interação entre o digital e o ser humano que estão remodelando o mundo dos eletrônicos de consumo, promovendo um dia a dia mais fácil, eficiente e ambientalmente consciente. A IA para todos não é mais apenas uma promessa, mas a realidade tangível que está transformando a forma como lidamos com a tecnologia em todos os aspectos de nossas vidas.
Guilherme Campos, diretor de produtos de TV e Áudio da Samsung Brasil.