Uma das mídias mais antigas da publicidade tem ganhado adeptos do setor e chamado a atenção do público. Os outdoors e outros formatos de mídia externa nunca estiveram tão em alta. A tecnologia transformou painéis estáticos em plataformas digitais interativas. Os anúncios, hoje, estão mais criativos e relevantes.

Conforme dados apurados pelo Kantar Ibope Media, este já é o segundo maior canal de mídia do país; à frente dele, está apenas a internet, que alcançou 89% da população. Estima-se que o OOH tenha movimentado cerca de R$3 bilhões de reais em 2024.

As estratégias estarão cada vez mais sofisticadas em 2025. Isso oferecerá uma visão mais externa sobre a jornada do consumidor, integrando as mídias online e offline, desde o momento em que este se conecta a um aparelho na sua casa até quando ele está na rua e se depara com um desses outdoors.

Os futuros possíveis da OOH estão arrolados à capacidade de antecipar demandas e interesses da audiência. Os algoritmos potencializam os dados em tempo real. A publicidade está, cada vez mais, personalizada. Este já não é mais um aspecto exclusivo deste segmento. O público espera, sempre, mensagens mais contextualizadas e relevantes.

Conforme o estudo 'Panorama out of home', realizado pela BE180, agência especializada em mídia externa, entre as inovações previstas para 2025, estão as campanhas personalizadas produzidas pela inteligência artificial e a automação por mídia programática. Realidade aumentada e a conectividade 5G aumentarão ainda mais a imersão do público. Dados regionalizados e a integração com dispositivos móveis refinam ainda mais a estratégia.

Displays holográficos criarão imagens tridimensionais que darão a impressão de que estão flutuando,quando observadas por determinados ângulos.

A evolução não para nesse setor. As possibilidades de anúncios e contatos com público se tornam infinitos no âmbito publicitário. A mídia exterior continua se adaptando, com anúncios dinâmicos e interativos. Veem-se, nas capitais de todo o país, uma mistura de formatos tradicionais e modernos, cada qual efetivo em seu propósito interativo.

Entender qual é o seu público-alvo é imprescindível para que a sua estratégia dê certo e, consequentemente, para o sucesso da sua campanha.

O Brasil é um país continental e com uma vasta diversidade cultural. Isso exige uma comunicação mais adaptada por parte das marcas, atribuindo à propaganda contextos locais. Independentemente da região, a mensagem precisa ser certeira, ressoando de forma única para cada público selecionado.

A Clear Channel, por exemplo, é reconhecida como uma das líderes globais em mídia out of home (OOH). A líder em OOH está presente em mais de 2 mil cidades de 25 países. É uma exigência da empresa que seja entregue tecnologia padrão internacional para manter a excelência da sua comunicação visual.

Mas, muito além da comunicação visual “externa”, das ruas, os painéis geram visibilidade e retornos assertivos também dentro de estádios e até mesmo indústrias.

É o caso do Morumbi, onde os torcedores do São Paulo e visitantes podem ter uma experiência ainda mais real e imersiva. Aprimorando a realização de partidas e eventos, o estádio conta com dois painéis de LED Full Color, com 154 metros quadrados cada um, oferecendo tecnologia de ponta aos espectadores. Há mais de 280 trilhões de cores exibindo placares, vídeos de alta definição e imagens ao vivo em detalhes com excelente qualidade.

Mirando um futuro próximo, enxergo a mídia exterior se integrando ainda mais com outras formas de comunicação. Nossa imaginação pode ir longe ao projetarmos outdoors  que interajam com o celular dos transeuntes, oferecendo promoções personalizadas ou informações sobre um determinado produto, conforme o caso da adoção dos QR Codes em campanhas de OOH. Assim, oferece-se uma maneira mais interativa e eficaz de conectar o público com os seus conteúdos digitais.

Tironi Paz Ortiz é CEO da Imply Tecnologia