Oficialmente, a abertura das Olimpíadas de Paris 2024 será realizada no próximo dia 26 de julho, mas levando em consideração a expectativa que envolve o evento esportivo ela já começou muito antes. Esses serão os primeiros Jogos a contar com a presença do público após a pandemia - as Olimpíadas de Tóquio 2020 foram realizadas em 2021 sob a sombra da Covid-19 e sem a participação da torcida.

Não à toa, este ano, o clima é totalmente diferente. A contagem regressiva para o início dos Jogos é contagiante no mundo todo e o brasileiro, como bom amante do esporte que é, não ficará de fora. Segundo números atualizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os brasileiros já compraram 57 mil ingressos para ver as competições.

Obviamente, as marcas prepararam uma série de ações para aumentar a conexão com o público durante os Jogos. Nesta edição, o propmark apresenta iniciativas de patrocinadores do COB, que conta com 20 no total, e mostra como esta será a maior cobertura multiplataforma de uma Olimpíada.

Em 2024, ao contrário das últimas Olimpíadas de Tóquio, o fuso horário estará a favor. Enquanto no Japão boa parte das disputas foi de madrugada, as competições em Paris acontecerão entre 4h e 18h30, no horário de Brasília, o que deve aumentar a audiência da mídia brasileira - e a quantidade de campanhas e negócios também.

“Nessa faixa que atravessará todo o dia, as pessoas devem consumir mais as disputas e a programação que acompanha o evento. E elas poderão assistir de qualquer lugar, pelo celular ou desktop, pelo Globoplay e ge. Diante disso, a expectativa é de índices ainda maiores de audiência com relação a Tóquio”, diz Joana Thimoteo, diretora de transmissões esportivas e gestão de elenco do esporte da Globo.

A Globo conta com 21 cotas do projeto olímpico comercializadas para 19 marcas, número que, segundo a companhia, supera os resultados em Tóquio.

Neste ano, players como CazéTV, Play9, YouTube e Meta também entram em campo para reforçar a cobertura digital e oferecer mais opções de canais para os brasileiros acompanharem as competições. Uma peculiaridade é a forte presença de influenciadores e atletas como comentaristas nas transmissões.

No CazéTV, por exemplo, estão confirmados mais de 30 nomes, como Serginho, Laís Souza, Pedro Scooby, Alison Mamute, Janeth, Ju Cabral, Bia e Branca. No casting, além do Casimiro, também estarão Luisinho, Fernanda Gentil, Defante, Romulo Mendonça e Isa Pagliari. Além das transmissões, terá programas produzidos do Brasil e de Paris.

“Pela primeira vez, os Jogos Olímpicos terão transmissão digital, com linguagem digital, pensada para o digital. Temos um público exigente, acostumado a assistir grandes eventos com a gente e a se sentir parte das nossas transmissões e sabemos que existe uma responsabilidade grande. As Olimpíadas chegam com a expectativa de audiências no patamar dos maiores eventos que já transmitimos, com enorme engajamento e com a responsabilidade de fazer um trabalho inédito e relevante para os fãs de esportes no Brasil, que são dos mais envolvidos, mas também muito exigentes”, afirma Guilherme Lenz Cesar, head de vendas publicitárias da LiveMode, empresa parceira do CazéTV.

Marca de calçados oficial dos atletas brasileiros, a Havaianas busca por meio das ações de marketing fortalecer e destacar a conexão com o espírito esportivo brasileiro. Durante a abertura dos Jogos, vai veicular anúncios em TV aberta com ativações online. Também estará presente na Casa Brasil, em Paris, para proporcionar um ambiente que celebra a cultura e criatividade, além de vender produtos da marca.

“É uma iniciativa que reforça os valores da marca e sua forte conexão emocional com a sociedade, além de destacar essa identidade nacional e mostrar ao mundo que Havaianas faz parte do cotidiano dos brasileiros, atuando como o nosso ‘uniforme oficial’ no dia a dia”, explica Maria Fernanda Albuquerque, VP global de marketing da Havaianas.

Frase: “Pense que você não é uma peça no jogo. Você é quem move as peças. No mundo corporativo, o jogo político também começa na base.” (Trecho do livro ‘Quebre o teto de vidro’, de Karinna Forlenza).

Armando Ferrentini é publisher do propmark