Superestrela mundial tanto dentro quanto fora dos gramados, não é novidade que Leo Messi é uma figura consolidada em todo o cenário mundial, seja pelo respeito e admiração que provoca ou pelas conquistas ao longo de sua carreira. Atualmente, é indiscutível o peso da imagem do craque. Dentre todos os usuários do Instagram, por exemplo, é a segunda pessoa mais seguida no mundo, atualmente com 505 milhões de seguidores.

É notório, portanto, o potencial desta marca que Messi construiu ao longo dos anos em sua trajetória profissional, sendo figura também muito cobiçada para agregar valor às marcas. E o começo desta reputação, é claro, se deu dentro de campo. Com todas as conquistas futebolísticas que um grande jogador pode ter, Messi tornou-se ídolo incontestável ao marcar uma geração inteira com sua trajetória de superação e sucesso.

Com uma carreira repleta de conquistas e premiações de destaque, como inúmeros recordes pessoais quebrados e as oito Bolas de Ouro conquistadas (recorde), Messi tem desfilado sua magia em campo ao longo dos anos e tornou-se símbolo do futebol bem-jogado, marcando época principalmente no Barcelona. Reunindo todos esses elementos, Messi tem encantado o mundo todo e, em especial, os brasileiros, que sabem bem o que é jogar um bom futebol e estar no topo do mundo.

O resultado não poderia ser outro a não ser o acúmulo de milhões de fãs ao redor do mundo. E mesmo no Brasil, onde é notória a rivalidade futebolística com a Argentina, terra natal do craque, a aceitação de Leo Messi é enorme. Para se ter uma noção da admiração do craque por aqui, o Brasil é o país que concentra mais seguidores de Messi no Instagram, representando uma base de 12%, estando à frente até mesmo da Argentina e dos Estados Unidos, conforme dados da Sportico.
Há quem se pergunta, por exemplo, se o inverso seria possível – de um jogador brasileiro ser tão admirado na Argentina. Mas fato é que o Brasil sempre foi um país acolhedor, com diversos estrangeiros em nossas terras e em nosso futebol. E isso se reflete também nos ídolos dentro do esporte.

A admiração por Messi é tamanha por aqui que o atleta foi capaz, inclusive, de fazer com que muitos dos brasileiros pudessem torcer contra sua própria seleção na final da Copa América de 2021 só para ver o craque conquistar seu primeiro título na seleção argentina principal, após anos de decepções. Na Copa do Mundo de 2022, também houve massiva torcida brasileira para o argentino, em mobilização que reuniu desde torcedores comuns a figuras da imprensa e celebridades, como Tadeu Schmidt, Xuxa, Marcelo D2 e muitos outros.

Tal admiração não nos deixa dúvidas de que o público brasileiro, naturalmente engajado, estaria também interessado em conhecer um pouco mais da trajetória de Leo Messi. Observamos que toda essa identificação e admiração por Leo por aqui é capaz de transcender qualquer rivalidade, em se tratando deste grande craque, que é muito mais do que apenas um jogador.

Em um novo capítulo dessa história, receberemos no Brasil a 'The Messi Experience - A dream come true", uma jornada interativa e imersiva sobre a vida e carreira de Leo Messi, e que chega a São Paulo neste mês de abril, após passar por Miami, Los Angeles, Buenos Aires, Santo Domingo e San Juan. Criada pela Primo Entertainment, Moment Factory e com realização e produção no Brasil pela Dançar Marketing, será uma exposição composta por diversas instalações temáticas, projetadas para levar os visitantes a uma viagem pela brilhante carreira do jogador, com a ideia de aproximar ainda mais o público geral desta grande figura do futebol mundial.

Em um passeio de aproximadamente 75 minutos, por meio de projeções em 360 graus, interatividade e tecnologias de ponta, será possível ter uma vivência única, podendo treinar como Messi ou interagir com ele por meio de tecnologias avançadas, passando desde à infância do craque, em Rosário, na Argentina, à conquista da Copa do Mundo no Catar em 2022, entre outros momentos marcantes.

Pedro Bianco é presidente da Dançar Marketing