O novo papa Leão 14 reacendeu a esperança da Igreja Católica para manter e conquistar novos fiéis. Claramente, uma das armas utilizadas será a comunicação digital. Até hoje, os católicos não souberam utilizar a internet a seu favor, ao contrário de outras religiões que crescem fortemente apoiadas em cultos e vídeos online, como os evangélicos. Mas os ventos parecem começar a mudar.
O norte-americano Robert Prevost sucedeu o papa Francisco, morto no dia 21 de abril. Logo após a sua eleição, Leão 14 já publicou o seu primeiro post no Instagram, no dia 13 de maio, com uma saudação aos fiéis, na conta Pontifex - papa Leão 14, que soma aproximadamente 13,8 milhões de seguidores.
Matéria de capa nesta edição mostra a visão de especialistas sobre o desafio que Prevost terá para rejuvenescer a imagem da Igreja Católica, existente há mais de dois mil anos e com cerca de 1,4 bilhão de membros em todo o mundo, mas que perde fiéis diante do avanço dos evangélicos e do crescente movimento da religião pessoal, cética em relação às instituições.
Escritor e assessor de movimentos sociais, frei Betto atribui o esvaziamento da Igreja na Europa e no continente americano ao engessamento das missas sem entrosamento entre os fiéis. Para ele, as redes sociais e as igrejas digitais poderiam fortalecer e reaproximar os fiéis, inclusive os jovens, “mas a Igreja Católica ainda não sabe operá-las numa comunicação eficaz”, reforça Betto.
A expectativa é de que Leão 14 dê continuidade ao legado reformista de Francisco, que deu passos importantes em direção a uma Igreja menos clerical, aberta aos excluídos, refugiados, migrantes, oprimidos e marginalizados, aos homossexuais, divorciados, ateus e pessoas de outras religiões.
Missionário no Peru, Leão 14 cita o seu antecessor sempre com muita convicção e tem várias características em comum com Francisco, como a dedicação aos mais pobres e a defesa de uma Igreja pastoral, que construa pontes e diálogos.
A aguardada reforma da Igreja Católica afeta bilhões de pessoas. Mesmo não exercendo o mesmo poder que teve na Antiguidade, o papa tem um valor simbólico capaz de influenciar muitos costumes e comportamentos. Uma Igreja mais popular e comunicativa é o que se espera numa era em que não há mais espaço para autoritarismos.
Rentabilidade comprometida
Outro destaque desta edição é a análise sobre o estudo ‘Por dentro das agências - Uma jornada de transformação’, realizado pela Deloitte a pedido da Abap. O levantamento mostra que o avanço da transformação digital nas agências de publicidade brasileiras veio acompanhado de um aumento significativo nos custos operacionais e de uma queda acentuada no resultado líquido das empresas.
Segundo a pesquisa, que ouviu lideranças de 23 das principais agências do país, os gastos cresceram em média 7,8% ao ano entre 2020 e 2023, em um ritmo bem superior ao das receitas, que aumentaram 4,9% ao ano no mesmo período. Com isso, o resultado líquido mediano das agências caiu de 14,6% em 2010 para 5,66% em 2023.
Namorados
Com a proximidade do Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, reportagem desta semana aborda a mudança de comportamento dos consumidores e o crescimento do mercado de bem-estar sexual. Temas como prazer e autocuidado vêm ganhando espaço tanto no consumo quanto na comunicação das marcas.
Agradecimentos
O propmark agradece as inúmeras mensagens recebidas de leitores e parceiros parabenizando pela edição comemorativa de 60 anos deste veículo, que circulou no último dia 26 de maio. Também reforça os votos de confiança a todos os anunciantes que publicaram seus anúncios nas últimas seis décadas e continuam apoiando este jornal.
Frase
“A infância é um chão que a gente pisa a vida inteira” (Lya Luft).
Armando Ferrentini é publisher do propmark