Algumas semanas atrás circulou um meme pelas redes, mais ou menos assim: o comércio ficou louco, tem decoração de Halloween, eleição, Black Friday e Natal. Mas se esse mix de oportunidade com ansiedade que não passou despercebido no comércio físico, enfrenta no espaço digital, embora também haja esse grande encontro de datas comerciais, um problema oposto de como capturar a atenção de um potencial cliente no meio de tanta informação.

Você consegue pensar num número exato da quantidade de anúncios que você viu hoje enquanto acessava um portal de notícias, ou assistia um vídeo, ou escutava algum streaming de áudio?

Talvez sim, mas se te perguntássemos quantos desses anúncios você viu com 100% da sua atenção, você conseguiria descrever ele em detalhes? Provavelmente não, ainda mais quando pensamos na saturação de anúncios que somos expostos diariamente.

O limite de frequência sempre foi uma boa ferramenta para mitigar o problema da fadiga do anúncio – um termo usado para descrever como o público deixa de notar o anúncio à medida que se cansa de repetitividade, além de ajudar os anunciantes a distribuir seus orçamentos com mais eficiência e obter o melhor desempenho com um público maior para suas campanhas.

Mas um estudo recente traçou a correlação entre o número de anúncios veiculados e o engajamento, revelando que os cliques dos usuários diminuíram significativamente após a veiculação de um determinado número de anúncios e que quanto maior o número de anúncios que um usuário viu anteriormente, menor a probabilidade de clicar em um novo anúncio.

Além disso, foi comparado o gasto esperado versus a Taxa de Cliques (CTR) esperada e os investimentos altos e alcances massivos nem sempre garantem boas taxas de interação. Mas há uma área denominada Higher User Awareness, onde o gasto é razoável e a interação é mais provável de acontecer. Dessa forma é possível pensar em uma segmentação específica para esses usuários que não viram até 16 anúncios nas últimas 2 horas, por exemplo.

Com isso muitas empresas estão investindo em entender e desenvolver novas tecnologias para maximizar a atenção dos usuários e ao mesmo tempo alavancar seus CTRs, ajudando desta forma a aumentar a interação dos usuários em anúncios publicitários em meio a tantos eventos e tantas possibilidades.

Taísa Pereira é diretora regional da Mediasmart para a América Latina