Capacidade de agir apesar do medo, da insegurança ou da intimidação, enfrentando riscos para alcançar um objetivo ou defender princípios. A definição do dicionário para a palavra coragem caracteriza de forma visceral o mercado publicitário brasileiro, um dos mais ousados em criação de campanhas no mundo.

Não à toa, vem mantendo a posição adquirida há anos como o terceiro país mais premiado do Cannes Lions, o mais importante festival da propaganda global.

Se num passado recente a publicidade brasileira era um pouco dependente da imagem de nomes emblemáticos como Nizan Guanaes, Marcello Serpa ou Washington Olivetto, hoje o cenário é completamente diferente. Há uma pulverização de talentos e diversidade nunca vista antes, que não deixam a peteca cair e continuam a colocar o sarrafo da criatividade brasileira lá em cima.

Trata-se de uma nova geração de criativos brasileiros de grandes agências que se destacam pela criação de campanhas capazes de moldar o futuro da publicidade. São profissionais como Bruno Brux, CCO da GUT; Marco Giannelli (conhecido como Pernil), CCO da AlmapBBDO, ambos concorrem ao título de Profissional de Criação no Prêmio Melhores do propmark; Laura Esteves, VP de criação da DM9; e Rogério Chaves, ECD da David, por exemplo, que participam da matéria de capa desta edição sobre o tema.

Eles falam sobre estratégias que desafiam os limites e incentivam uma cultura de inovação, elemento fundamental para transformar ideias em ações impactantes. Verdade seja dita, para embarcar numa ideia corajosa e colocar uma campanha capaz de mexer o ponteiro dos negócios por meio da criatividade, as agências precisam também de marcas que não tenham medo de ousar e correr riscos.

Clientes das agências ouvidas pela reportagem, Mercado Livre, O Boticário, iFood
e Burger King, por exemplo, estão entre os anunciantes da atual safra de marcas
corajosas, que se destacam por ações criativas. “Desde o começo, a gente atrai clientes pela razão certa, que é fazer criatividade corajosa, criatividade que dá frio na barriga”, diz Brux.

E no rol de novos criativos inspiradores da propaganda brasileira, adicionamos também Icaro Doria, presidente e CCO da DM9, responsável por levar a “nova DM9” ao topo de premiações neste ano, sendo a agência do país mais premiada no Cannes Lions 2024. Doria é um dos indicados pelo propmark na categoria Liderança de Agência.

Embora não utilize mais o chapéu de criativo, temos ainda Hugo Rodrigues (chairman do McCann Worldgroup para WMcCann, Aldeiah. e Craft) como um dos principais expoentes dessa nova geração de publicitários brasileiros. E como líder criativo de uma das maiores agências do mercado, Sergio Gordilho, sócio, copresidente e CCO da Africa Creative, que concorre no Prêmio Melhores do propmark 2024 como Agência de Propaganda.

Há outros nomes, claro, um sinal de que a propaganda brasileira continua como
um celeiro de talentos criativos. Em tempos de inteligência artificial generativa e sem desprezar a importância dos dados, engajamento e performance para os negócios, por exemplo, vale sempre lembrar que a criatividade é o farol que guia todo o mercado.

BB
Em entrevista exclusiva, Paula Sayão fala sobre o orgulho de liderar as estratégias de comunicação institucional e mercadológica do Banco do Brasil, marca que conta com a força do nome do país. A executiva, que tem 24 anos de carreira no BB, comenta também sobre atributos do banco, como ser um dos maiores patrocinadores do esporte brasileiro.

Melhores do propmark
Até o dia 21 de novembro, os leitores podem votar nas 15 categorias do Prêmio Melhores do propmark, que indicou três finalistas em cada área. Lembrando que a votação online é aberta e está disponível no propmark.com.br. Não deixe de votar e eleger os destaques da publicidade em 2024!

Frase: “A criatividade vem de um conflito de ideias” (Donatella Versace, estilista).

Armando Ferrentini é publisher do propmark