Desde os anos 2000, o mundo passa por inúmeras transformações. Nos últimos cinco anos, tais mudanças foram ainda mais profundas, principalmente com alguns adventos, como: ampliação das redes sociais, lançamento de recursos cada vez mais tecnológicos, meios de pagamento online e, claro, aplicação de inovações como inteligência artificial, realidade aumentada e realidade virtual.
No mundo das marcas, os impactos de tais mudanças são sentidos a cada momento. Muitas empresas passam por situações críticas do ponto de vista de posicionamento e chegam a uma pergunta crucial: cresci demais e minha marca não me define mais. E agora?
É aqui que entram em ação os melhores profissionais de marketing para repensar a marca em seu mercado de atuação. Perguntas como: como está meu setor hoje?; quais são as personas que consomem meu produto/serviço?; qual o perfil comportamental desses clientes?; em qual posição minha marca está hoje?; qual o nível da minha carteira de clientes?; entre tantas outras questões fundamentais para colocar a marca em seu local de direito.
Uma das formas mais eficazes de fazer todo esse processo é apostar no brand innovation. Trata-se de uma metodologia que parte da premissa que, por meio de um olhar estratégico para cultura, experiência, marca e performance, todo negócio pode ser mais relevante, rentável e ir mais longe. Aqui vale ressaltarmos que tudo isso deve ser feito a partir de um propósito claro, capaz de direcionar estratégias para marcas, apoiado em informação e tecnologia.
O brand innovation possibilita, por exemplo, a expansão de uma marca para outros territórios; se tornar referência em uma categoria específica; atrair e reter novos talentos; fortalecer a cultura; crescer exponencialmente em determinado período; encontrar novas rotas de atuação; expandir ou criar franquias do zero; e, claro, manter a liderança em um setor.
Por isso, se seu momento de marca é esse, vale olhar com atenção para o brand innovation, estudar as possibilidades e aplicar essa metodologia em seu negócio. Afinal, toda marca tem uma história para contar! Só é preciso encontrar qual é a sua!
Ciro Rocha é fundador da Enredo