A presente edição do propmark inaugura a série especial do propcast com os jurados brasileiros no D&AD 2024, que será realizado presencialmente em Londres, entre os dias 18 e 22 de maio. Os primeiros dois episódios dos podcasts trazem Renata Dumont, managing director da Stink Films, e Erh Ray, CEO e CCO da BETC Havas.

Além de poder ouvi-los no Spotify, o leitor terá um teaser das entrevistas de ambos em matérias publicadas nesta semana. Renata está no júri de Editing, enquanto Erh participará do julgamento de Art Direction. As entrevistas com ambos estão imperdíveis. A série continua ao longo dos próximos meses, com a participação dos profissionais  (ao todo são 14) que representam o Brasil no festival, que é um dos mais cobiçados do mercado e considerado o mais rigoroso de todos.

O D&AD praticamente abre o ano dos principais prêmios de publicidade no mundo, sendo que alguns o consideram uma espécie de aquecimento para o maior de todos, o Cannes Lions, que este ano ocorre entre 17 e 21 de junho, na Riviera Francesa.

A discussão sobre a importância dos festivais para a propaganda mundial não é nova, mas é sempre bom lembrar o valor dos prêmios para as agências e os clientes. Os prêmios movimentam a roda da indústria, atraem talentos e elevam o sarrafo da criatividade. Não à toa, tem crescido cada vez mais a participação dos anunciantes, inclusive das plataformas, em festivais mundo afora.

A criatividade está na essência do mercado publicitário e o Brasil entre os top 3 de países mais premiados no mundo. Ambientes de efervescência criativa como o D&AD, que terá cerca de 80 speakers, promovem o conhecimento e o networking entre os pares do mercado de vários países, criando oportunidades únicas de aprendizado.

“É um festival que tem 40 categorias e mais de 300 pessoas do mercado mundial envolvidas (nos júris), que começam a apontar direções diferentes do que você está acostumada a olhar. Eu amo quando uma pessoa consegue me mostrar alguma coisa diferente daquilo que eu estava vendo”, revela Renata.
Consumidor
A matéria de capa desta edição é dedicada ao Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, que ganhou força nos últimos quatro anos e cuja intensidade deve aumentar nos próximos, preveem especialistas.

“O potencial da data é para se transformar em uma Black Friday”, acredita Allan Barros, CEO da Pullse, que atende Casas Bahia, e da plataforma de comunicação compartilhada Aceleraí, que viabiliza a produção de campanhas de varejo com celebridades para microanunciantes regionais. Hoje, já são quase cinco mil clientes. “Essa é a primeira vez que vejo uma chamada de conteúdo mais agressiva para o Dia do Consumidor. Vai virar uma data cada vez mais quente no varejo”, considera Barros.

A reportagem mostra, sobretudo, a ligação afetiva dos consumidores com marcas mais populares. O case das Casas Bahia no varejo é emblemático, muito devido à força criativa que levou a empresa a fazer parte do imaginário popular com o famoso slogan ‘Dedicação total a você’, reforçando o posicionamento da varejista de colocar o consumidor no centro do negócio. A marca também virou sinônimo de crediário.

Magazine Luiza é outra varejista popular que traz uma história de confiança com os clientes, atributo evidenciado na comunicação da marca, qualidade de produtos e serviços prestados por terceiros. Tem ainda Americanas, que está em recuperação judicial, após revelar um rombo contábil de R$ 20 bilhões. Mesmo com todas as dificuldades, a marca também continua sendo uma das mais lembradas pelos brasileiros.

Acessibilidade
Em uma iniciativa inédita no mercado, a Sondery e a ESPM realizam nesta terça-feira (12) o 1º Encontro de Publicidade e Acessibilidade (EPA), em São Paulo. O objetivo é debater como as marcas e as agências podem incluir pessoas com deficiência física na propaganda, sem estereótipos.

Frase: “Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo” (Peter Drucker).

Armando Ferrentini é publisher do propmark