A tendência de 2025 foi o fechamento de agências. Que em 2026 se criem outras. Enquanto os grandes grupos estão matando as marcas icônicas de publicidade, precisamos criar. Igualmente icônicas. Nada impede. Afinal criar é tirar o tudo, do nada. E sabemos fazer isso. Enquanto se despersonalizam as autorias, justamente para não valorizar o talento, precisamos voltar a colocar o nome na porta. Ou aquilo que acreditamos.
Se não tem vontade de empreender, busque a excelência de tal maneira que seja insuportável para as melhores empresas do país não o ter no time. Todo mundo percebe quando você abre sua agência primeiro na sua cabeça. Independentemente do lugar onde está. E não é sobre abrir, mas sobre criar. Quem abre, pode fechar. Quem cria, cria todos os dias. Não é sobre CNPJ é sobre CEP. Você gosta tanto do negócio que deseja fazer parte dele? Então seguem alguns toques importantes:
1 - Seu desejo tem de ser maior do que todas as 53 segundas-feiras de 2026 juntas. A euforia passa, os boletos ficam. Só assuma custos após garantir receita.
2 - O encantamento de seus contatos prévios com você tem prazo de validade. Aproximadamente uns 6 meses depois do seu último emprego. Após isso, vai ficando cada vez mais difícil uma chance de se apresentar ou convencer alguma marca a acreditar em você. Todos seus últimos 20 anos vão voltar para você. Se foi arrogante com estagiário, tratou mal a recepcionista ou se tocou arpa a carreira inteira isso vai voltar quando estiver no comando. O destino é um bumerangue certeiro. É quando você descobre que virou vidraça. Para o bem também é verdade. É uma lógica cármica de pontos corridos, não mata-mata.
3 - Se fizer sucesso, muita gente vai chegar para tirar vantagem e pegar a onda. Se não der certo, a caminhada será muito solitária. O ideal é ter muito sucesso e pouca exposição.
4 - Os prêmios que você ganhou em lugares onde trabalhou não garantem que você vai continuar ganhando. Não dá para refazer a cultura que já viveu em outro lugar. O que precisa é criar uma outra. Leva tempo e esforço. O sucesso do ano anterior dura somente um ano. O fracasso dura dois. Um para entender o que está acontecendo de errado e ter coragem de mudar, e outro ano para refazer tudo novamente do zero.
5 - Contrate o caráter, o resto você ajusta ou ensina. Aliás, quando se cria um lugar propício para estratégias, ideias e negócios, você provavelmente não vai começar contratando gente cara. Encontrar talentos crus e treiná-los é primordial para os primeiros anos. E saber que se tudo der certo, eles vão embora para salários maiores é da vida também.
6 - Seja humilde na vitória, seja aguerrido na derrota. Em publicidade, o sucesso vem depois de muito fracasso. Sempre comemore um dia o seu prêmio ou conquista. Sempre chore apenas um dia a sua perda. É tudo muito transitório e nem o sucesso, muito menos o fracasso, vai definir quem você é ou deixa de ser. Como se alguém se importasse.
7 - Procure os nerds para os ter por perto. Aqueles que pesquisam publicidade, que comentam sobre publicidade. Essa gente economiza seu tempo, pois o repertório prévio é enorme e evita criar ideias incríveis já criadas antes. Evite os blasés, cínicos e quem reclama pelos cantos. Características assim não agregam. Veja a demissão como um gesto de respeito e liberdade para alguém que sofre por estar perto de você.
8 - Deixe o ego no capacho da porta da frente. Usamos princípios artísticos para gerar negócios. A nossa arte é coletiva e elaborada por dezenas de pessoas.
9 - Abra sua agência naquilo que você faz de melhor, no que o mercado faz de pior. Num mundo burocrático, busque agilidade. Num mercado que o cliente quer tudo pelo menor preço, convença-o de que ele não precisa de tudo. Pessoas não são commodities. Respeite-se.
10 - Abra sua agência para ser muito bem remunerado. Não tenha medo de cobrar direito, se trabalha idem, e ser feliz com o que ganha.
Em linhas gerais, não caia na tentação do velho truque de que falar mal da publicidade vai lhe dar alguma vantagem competitiva. Dia desses fui a um excelente podcast e me perguntaram se poderíamos falar de publicidade. Ante o meu estranhamento, o dono do canal me disse que alguns publicitários não querem falar sobre isso. Falar sobre o que então, meu Deus? Vamos amar um pouco mais essa coisa que fazemos. E por fim, você pode até apresentar coisas malucas, mas não doidas. E vice-versa. Um ótimo 2026 para você.
Flavio Waiteman é sócio e CCO da Tech&Soul
flavio.waiteman@techandsoul.com.br