O profissional de marketing precisa mais do que nunca estar atento não apenas ao que se faz no digital no presente, mas também às tendências que nortearão o mercado no futuro. O Mercado Livre é uma empresa que nasceu no digital, portanto, naturalmente, temos um olhar forte para essa área em nossas estratégias de marketing e branding, isso sem perder de visão outras mídias, que também integram nossos investimentos.
A comunicação do Mercado Livre segue em alinhamento com a estratégia de crescimento e com a consolidação da liderança da marca no Brasil. Trabalhamos com objetivos de experimentação por meio de nossos atributos funcionais, assim como a construção de conexão emocional maior com o consumidor com campanhas de propósito.
Em um mundo cada vez mais conectado, com clientes de gerações diferentes, que têm perfis de consumo e de comportamentos extremamente diversificados, além de uma grande quantidade de dados e fontes de informação, o desafio principal que nos impomos é do constante movimento de avaliar e conectar insights nas campanhas e comunicações.
Este ponto, requer um constante trabalho de curadoria alinhado à comunicação, porque as tendências nem sempre se materializam. Marcas e profissionais precisam saber como direcionar seus esforços de forma inteligente, mesclando ousadia e inovação com uma visão crítica para otimizar os recursos.
Comunicar apenas atributos funcionais das marcas já não é mais suficiente, estratégias focadas apenas nesse viés podem soar frias aos consumidores. Eles contam com inúmeras opções de marcas em praticamente qualquer setor de serviço ou de produtos. É preciso engajá-los de forma emocional, criando vínculos mais significativos do que simplesmente a venda ou prestação de serviço.
No Mercado Livre, equilibramos nossas estratégias e campanhas entre reforço dos nossos atributos funcionais e campanhas de apelo emocional, trabalhamos com o propósito de liderar o progresso para a sociedade e isso se desdobra em diversos esforços em prol da diversidade e inclusão. Democratizar não significa somente entregar soluções e acesso a diferentes produtos para todos, mas também de proporcionar condições para que todos se sintam incluídos. Essa inclusão vai desde o acesso e facilidade de uso da nossa plataforma, até a representatividade de todos os tipos de pessoas latinoamericanas em nossas comunicações.
Para citar exemplos. promovemos campanhas de inclusão feminina no futebol com um patrocínio ao time feminino do Flamengo e criamos o projeto #ElasJogam, que permite a meninas e mulheres de 4 a 22 anos jogarem futebol por meio de bolsas integrais, com isenção de mensalidade por um ano, nas 69 escolinhas da equipe. Além disso, desenvolvemos campanhas voltadas à diversidade como a de Beijos Icônicos em junho do ano passado, em defesa da normalização dos beijos LGBTQIA+ nos sites de busca, e neste ano, em celebração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, que transformou os temas mais reivindicados pela comunidade em passos da dança voguing.
Esse contexto torna o trabalho dos profissionais de marketing mais desafiador e complexo, mas ao mesmo tempo, apresenta grandes oportunidades àqueles que se adaptem a esse cenário.
Thais Nicolau é diretora de branding do Mercado Livre