Este ano, que caminha para a sua reta final, começou estranho para o mercado publicitário brasileiro, com marcas segurando projetos de comunicação. Como muitas fontes atestam e este veículo acompanhou por meio da cobertura dos principais fatos, a indústria da publicidade foi engrenando aos poucos.
Termina com recorde de investimentos - pela primeira vez, a propaganda global vai ultrapassar a marca de US$ 1 trilhão, segundo a Warc - e o Brasil segue a alta. Conforme o consolidado do primeiro semestre de 2024 do ranking do Cenp-Meios, o mercado brasileiro fechou o período com R$ 10,6 bilhões de investimentos em mídia, representando um aumento de 16% na comparação com o mesmo semestre do ano passado.
Em termos de tendências para a publicidade, os assuntos mais abordados ao longo do ano foram inteligência artificial (IA) e bets. Regulamentações avançaram no ano, como a proibição de propaganda de apostas direcionada a crianças e adolescentes em decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux.
A IA, por sua vez, entrou 2024 como o tema com maior impacto para o mercado e deve continuar assim no próximo ano, com transformações que estão em curso. Neste último mês, o Senado aprovou um projeto que regulamenta a inteligência artificial no Brasil. Agora, o texto precisa ser aprovado na Câmara dos Deputados.
Houve também movimentações importantes entre as agências, como a fusão, no início do ano, da Wunderman Thompson e VMLY&R, que resultou na rede global VML. E no quase apagar das luzes de dezembro, a holding Omnicom anunciou a compra do IPG (The Interpublic Group of Companies), dando origem ao maior grupo de publicidade do mundo.
Por outro lado, 2024 entra para a história como um ano de perdas de grandes nomes da propaganda e da mídia. Em agosto, o Brasil se despediu de Silvio Santos, fundador do SBT e comunicador mais completo da televisão: foi apresentador, empresário e visionário na criação de vários negócios. No mesmo mês, morreu Octávio Florisbal, que dirigiu a Globo por uma década.
Um mês antes, aos 80 anos, faleceu Jaques Lewkowicz, um dos fundadores da Lew’Lara\TBWA e admirado por uma legião de criativos. Em outubro, o mercado perdeu o mais famoso publicitário brasileiro, Washington Olivetto, criador de clássicos como ‘Meu primeiro sutiã’ e o ‘Garoto Bombril’. Além de Antonio Augusto Amaral de Carvalho, o Tuta, fundador da Jovem Pan, em novembro.
O legado que essas figuras transformadoras passam para as atuais e futuras gerações de publicitários será eterno. Saibamos aproveitar as lições, inovações e inspirações deixadas por eles com um olhar para o futuro, sem desprezar o passado.
Especial nesta edição faz uma retrospectiva de 2024 relatando os principais acontecimentos que marcaram o mercado de publicidade, mídia e marketing. No campo da criatividade, o Brasil continua muito bem, obrigado, mantendo a sua posição de terceiro país mais premiado no Cannes Lions, o mais importante festival do mundo. As agências nacionais trouxeram para casa neste ano 92 Leões.
E 2025 começará com a expectativa do mercado pela realização do SXSW (South by Southwest), famoso evento de inovação que vai ocorrer entre os dias 7 e 15 de março, em Austin, no Texas, que cresce a cada edição. Os brasileiros, por sinal, já representam a maior delegação internacional, atrás apenas dos Estados Unidos.
O próximo ano também marca os 60 anos de existência do propmark, o mais tradicional jornal do trade, que prepara uma série de ações comemorativas e novidades, comprovando seu compromisso com os leitores e sua vocação pela inovação.
Esta é a última edição impressa de 2024 do propmark, que volta a circular em 13 de janeiro de 2025. O site propmark.com.br será atualizado normalmente no período de festas. Desejamos a todos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo! Agradecemos ainda a todos os nossos parceiros e anunciantes pela confiança em mais um ano.
Frase: “A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras” (Winston Churchill).
Armando Ferrentini é publisher do propmark