Como em todos os anos, o PROPMARK preparou nesta edição um especial para homenagear o Dia do Mídia, comemorado em 21 de junho. Os profissionais da área foram os que mais precisaram se atualizar e se adaptar às transformações do mercado de comunicação nos últimos anos, já que as mudanças mais radicais ocorreram exatamente na mídia, devido à multiplicação de canais.

Com isso, o departamento de mídia se tornou ainda mais estratégico para o negócio. E o mercado brasileiro tem vantagem competitiva sobre os demais por agregá-la à estrutura das próprias agências, modelo que facilita o planejamento das ações e campanhas, sobretudo nessa época que a área multiplicou expertises como performance, programática, games, metaverso, redes sociais, dados, branded content e salas de acompanhamento em tempo real.

E com um consumidor cada vez mais conectado, a velocidade de adoção das novas tecnologias é exponencialmente mais curta a cada inovação. Isso é um grande desafio para os profissionais de mídia, provocando e estimulando-os a estarem mais conectados em tendências e como identificar as bolhas que ainda aparecem por conta dessa velocidade.

O futuro promete ser muito promissor e muito desafiador – Web 3.0, massificação de criptomoedas, metaverso, realidades expandidas e NFTs. E tudo isso esbarra em comunicação, sendo a tecnologia a grande aliada no trabalho de automação dos processos.

O maior desafio da área, sem dúvida, reside na formação dos novos profissionais, pois atualmente existe uma demanda muito elevada por profissionais de mídia e as bases da pirâmide precisam ser repostas com uma revisão no entendimento das novas variações em audiências e o consumo dos meios pelos targets. Nem é preciso mencionar que o mindset é de aprendizado contínuo.

E, junto com tudo isso, estão na pauta também temas como diversidade, políticas ESG e equidade, como observa Paulo Cesar Queiroz, head de operações da RZK Digital. “É uma corresponsabilidade com os gestores das marcas em dar a oportunidade para que o novo, o diverso e as iniciativas focadas nas minorias ganhem a atenção dos investimentos. Infelizmente, o mercado tende a ser um pouco óbvio na seleção de mídia e o apoio às novas iniciativas é mais recente e pequeno ainda”.

O fato é que a mídia retoma o vigor. Os investimentos crescem novamente e voltam à normalidade. Depois de uma queda de 13% em 2020, em relação ao ano anterior, devido à pandemia, a PwC projeta aumento no investimento publicitário no Brasil até 2025.

Já os três primeiros meses deste ano registraram um crescimento de 19% na compra de mídia, em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com levantamento do Cenp-Meios, o volume movimentado no primeiro trimestre ficou em R$ 3,4 bilhões, ante R$ 2,8 bilhões do mesmo período de 2021.

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Cannes Lions
O mercado brasileiro vive a expectativa para o retorno presencial do maior festival de criatividade do mundo, o Cannes Lions, que começa nesta segunda (20) e vai até sexta (24), na Riviera Francesa. Ninguém ainda sabe ao certo como vai ser, alguns acham que não vão encontrar as longas filas que já caracterizaram o Palais, enquanto outros estão ansiosos para o reencontro com as pessoas.

O PROPMARK terá uma delegação in loco com cinco jornalistas, que farão uma cobertura completa do festival. Um agradecimento especial aos nossos patrocinadores, que tornaram possível a viagem da equipe: Itaú, AlmapBBDO, Hands, b.drops, Ogilvy, ABA e WT.AG.

Armando Ferrentini é publisher do PROPMARK aferrentini@editorareferencia.com.br