Desde o início do processo digital que o departamento de mídia passou a ser considerado cada vez mais estratégico dentro das agências de publicidade. Com o passar dos últimos anos, a acelerada digitalização da mídia vem ganhando mais corpo e a área crescendo em importância nas decisões.

Além de planejarem os melhores meios para as campanhas publicitárias e serem responsáveis pela negociação dos espaços de mídia, esses profissionais contam hoje com uma vasta gama de dados para trabalharem com análises profundas e novas ferramentas que surgem a todo momento. Ou seja, a função torna-se cada vez mais complexa, o que exige uma atualização constante.

A recente pesquisa do Grupo de Mídia de São Paulo ‘Que mídia é essa?’, feita em parceria com a Kantar Ibope Media, aponta que a busca por conhecimento é o principal asset. De acordo com o estudo, 87% dos profissionais de mídia consideram o conhecimento estratégico essencial para o seu trabalho. Além disso, 59,3% destacam a necessidade de cursos formativos para manterem-se atualizados e competitivos.

A fragmentação das audiências e as transformações no comportamento do consumidor são outros desafios inerentes à profissão. Mas há quem enxergue a digitalização como uma grande oportunidade para a criatividade e geração de novos negócios no mercado, principalmente agora com o avanço do uso da inteligência artificial.

“Após a digitalização, que já abriu muitas portas e capacitou muitos profissionais, teremos ainda mais automação, o uso diário de inteligência artificial, conteúdos multiplataforma integrados, análises avançadas com big data e experiências imersivas como AR e VR, criando interações mais envolventes. A mídia, que hoje é o coração da agência, precisa acompanhar constantemente as evoluções e mudanças no comportamento do consumidor. E isso abre oportunidades para a criatividade”, destaca Danielle Latérza, diretora-geral de mídia da Africa Creative.

Nesta edição, em homenagem ao Dia do Profissional de Mídia, comemorado na sexta-feira (21), o propmark traz um especial sobre o setor. Além dos profissionais de mídia das agências, foram consultados também executivos de veículos de comunicação para falar sobre o papel estratégico da área no negócio da publicidade. Para Marcelo Pacheco, CSO da Eletromidia, “eles são os nossos parceiros estratégicos, trabalhando junto com os clientes para encontrar um alinhamento entre mensagem, campanha e veículo que fale com a audiência certa no momento certo”.

Em relação ao futuro da mídia, o cenário vislumbrado é o de muita inovação tecnológica, maior integração dos meios, uso diário de IA, mais automação, foco na resolução de problemas de negócio e sinergia com ideias criativas, além de um modelo híbrido de atuação, preservando agências full service e abrindo maior espaço para outras focadas em mídia.

Cannes Lions 2024
Começa nesta segunda-feira (17) e vai até a sexta-feira (21) o maior festival de criatividade do mundo, o Cannes Lions, na França. A 71ª edição do evento promete gerar mais de 150 horas de conteúdo, com cerca de 500 palestrantes. Em 2023, foram 400 speakers. Uma das maiores atrações foi revelada só na última semana. Trata-se da participação do dono da Tesla e do X, o bilionário Elon Musk, que estará no painel ‘Exploring the new frontiers of innovation’ e será entrevistado pelo CEO do WPP, Mark Read.

O propmark terá equipe in loco com sua ampla e tradicional cobertura jornalística, tanto na edição impressa como no hotsite especial, que já entra no ar neste fim de semana, com a contagem dos Leões conquistados pelo Brasil, as campanhas premiadas, muito conteúdo e análises de convidados.

Nesta edição, o jornal encerra a série especial com os jurados brasileiros no festival, trazendo as entrevistas de George “Benson” Acohamo, da BSN Creatives, e participação de Shingo Sato, da Design Bridge and Partners.

Frase: “Quem não pisa na terra não sente o chão”. (Luiz Melodia)

Armando Ferrentini é publisher do propmark