Principal premiação da publicidade mundial, o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions 2024, realizado na última semana na Riviera Francesa, terminou com um saldo de 92 Leões para o mercado brasileiro, que repete o número do ano passado. Foram dois Grand Prix, 14 Ouros, 31 Pratas e 45 Bronzes.
A DM9 e a AlmapBBDO lideram o ranking nacional de agências, tecnicamente empatadas, com 112 e 111 pontos, respectivamente, e a mesma quantidade de prêmios, com 16 Leões para cada uma. GUT SP, VML e Africa Creative completam o top 5.
O Brasil começou o festival com força total, conquistando no primeiro dia uma quantidade de prêmios superior à de 2023. A disparada veio no meio da semana, na quarta-feira (19), quando as agências conquistaram, em um só dia, 40 Leões. Nos dois dias seguintes, o ritmo diminuiu, com uma queda para 13 prêmios e
dois no final.
A disputa por Leões foi acirrada. Mas há uma explicação para essa frequência não linear. É que as categorias que a publicidade brasileira tem mais tradição em ganhar prêmios estão concentradas no início da semana. Das 30 competições do Cannes Lions deste ano, não houve Leões para o país em Digital Craft, Creative Strategy, Creative Business Transformation, Innovation, Film e Titanium.
O primeiro GP brasileiro foi anunciado já na terça-feira (18) para a AlmapBBDO, que levou a distinção máxima na categoria Entertainment Lions for Music. O case premiado foi ‘Errata at 88’, desenvolvido para a Johnnie Walker, que pela primeirar vez ganha Grand Prix em Cannes.
Na terceira posição do ranking brasileiro de agências, a GUT SP garantiu o outro GP do ano para o Mercado Livre com a campanha ‘Handshake hunt’ em Media, que contou com participação da Globo.
Além da premiação que mobilizou todo o mercado, o Cannes Lions também foi marcado, como sempre, por eventos paralelos e diversas ativações de marcas. Um dos destaques foi a presença inédita do Itaú como apoiador oficial do festival. O banco levou o seu slogan, ‘Made of the future’ (‘Feito de futuro’), para muros e escadas do Palais des Festivals, em locais de grande circulação de pessoas e chamou a atenção.
Na agenda da 71ª edição festival, que totalizou 150 horas de conteúdo, sem dúvida um dos pontos altos foi o painel ‘Exploring the new frontiers of innovation: Mark Read in conversation with Elon Musk’, realizado no Lumière Theatre. Os participantes esperaram mais de uma hora para assistir Elon Musk, dono do X (ex-Twitter) e CEO da Tesla e SpaceX, insinuar uma reconciliação após insultos desferidos contra o mercado publicitário global. Ele foi entrevistado por Mark Read, CEO do Grupo WPP.
Como faz há mais de 40 anos, o propmark acompanhou o evento in-loco, direto da França, com sua equipe de jornalistas especializados. A cobertura completa do Cannes Lions 2024, com matérias e análises do desempenho brasileiro em todas as categorias, bem como entrevistas com jurados e ganhadores, pode ser conferida nas próximas páginas. O site propmark.com.br também trouxe as notícias mais quentes em real time.
A cobertura do jornal no Cannes Lions foi patrocinada por: Itaú, AlmapBBDO, ABA, WT.AG e Hands. Este veículo agradece o apoio e a confiança de todos.
OOH
A Central de Outdoor anunciou a nova diretoria escolhida pelas empresas associadas, em assembleia ordinária. Halisson Pontarolla (Outdoormidia) assume a presidência da associação até então presidida por João Batista de Oliveira (Rede Outdoor).
Frase: “Viver é melhor que sonhar” (trecho da música ‘Como nossos pais’, clásssico de Belchior).
Armando Ferrentini é publisher do propmark