Nessa campanha eleitoral, a temática da Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) tem aparecido com força e polêmica quando o assunto são as mulheres. É uma agenda relevante e necessária. Precisamos, como empresas, atuar e falar sobre. E não só sobre gênero. Também devemos falar sobre a agenda racial, de pessoas com deficiência, LGBTQIA+, geracional...

Essa jornada é mandatária para as empresas, seus colaboradores, investidores, consumidores, parceiros. A agenda deve estar no coração das nossas decisões. Como diz o manifesto do Grupo L’Oréal, “devemos ser tão diversos quanto as pessoas que servimos”. Como líder mundial de indústria de beleza temos um propósito muito claro: Criar a Beleza Que Move o Mundo. Não existe um modelo único de beleza. Devemos satisfazer as necessidades e desejos do nosso público em sua infinita diversidade.

Já sabemos que a diversidade gera vantagens competitivas reais. Times diversos são mais inovadores. Uma empresa diversa tem melhor desempenho no negócio. Aqui na L’Oréal a DE&I começa de dentro para fora e temos clareza que precisa estar presente em toda nossa jornada.

Pessoas: queremos representar, com os nossos times, a incrível diversidade do nosso país. Para além do recrutamento, as empresas podem articular redes internas de afinidades, que têm um papel essencial na estratégia de acolhimento dos colaboradores. Com a nossa AfroSou, por exemplo, desenvolvemos Letramento Racial e programas como o Mentoria Colorida, mentoria direta e reversa para acelerar a carreira de colaboradores negros.

Também temos alianças como a com o Mover – Movimento pela Equidade Racial –, que reúne 47 empresas e tem como objetivo ajudar no combate ao racismo estrutural no país. Através de parceria com a Talento Incluir, acabamos de lançar o Diversifica. Voltado para jovens PCDs, eles são treinados para o mercado e indicados para processos seletivos nossos. No quesito gênero, a L’Oréal Brasil é a 3ª empresa do mundo, e a única na América Latina a receber o EDGE LEAD – o mais alto nível da certificação em equilíbrio de gênero. Globalmente, desde 2018, somos signatários do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ . Com vontade e consistência, qualquer empresa pode ser mais diversa e inclusiva para seus colaboradores.

Produtos: temos um centro de Pesquisa & Inovação no Rio de Janeiro responsável por formular produtos que atendam a nossa diversidade de peles e cabelos. Para isso, estamos trocando informações e cocriando com consumidores e grandes nomes do mercado. Atender às diferentes necessidades de beleza também passa por contemplar em nosso portfólio produtos focados no público com +50 anos como, por exemplo, o recém-lançado Neovadiol, de Vichy, focado em mulheres na menopausa.

Comunicação: é fundamental que as comunicações das nossas marcas reflitam a diversidade do nosso país. Sabemos da força da propaganda para quebrar estereótipos e representar a sociedade onde vivemos. Temos diversas embaixadoras e influenciadoras negras nas marcas, como Taís Araújo, Iza e Pathy Dejesus. Mas também porta-vozes que reforçam outros aspectos da diversidade & inclusão, como a Maju Araújo (PCD); e Gabriela Loran (transexual), ambos de L’Oréal Paris.

Protagonismo Social: queremos ser catalisadores do impacto positivo, seja em nossa cadeia de valor ou nas comunidades que estão próximas da gente. Em 2021, das mais de 1.600 pessoas contempladas pelos nossos projetos sociais, 83% eram mulheres e 72% autodeclaradas pretas ou pardas. Diversidade, Equidade & inclusão é uma nobre missão que deve ser exercida por toda empresa. Não há espaço na sociedade para atos que incentivem o preconceito e a exclusão. Pelo contrário, o espaço para inclusão é cada vez maior e importante agente de transformação.

Patrick Sabatier é conselheiro da ABA e chief corporate affairs officer  da L’Oréal