Desde março de 2020, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia por coronavírus, todos os mercados sofreram grandes mudanças. E para o setor da publicidade digital não foi diferente. Observamos os anunciantes pausarem todas as campanhas possíveis e a primeira sensação foi de que o mercado publicitário estava em plena desvantagem. No entanto, com as reinvenções e novas descobertas, tivemos o prazer de presenciar o ambiente digital segurando a onda e conectando as pessoas nestes dois últimos anos que foram muito complexos.

Fantástico ver os resultados das empresas, o brilhantismo daqueles que chegam no mercado, novos formatos, novas possibilidades e muito aprendizado. É tão bom poder estar perto assistindo tudo isto de camarote.

Enquanto isso, neste cenário, o IAB Brasil nunca parou. Mantivemos as atualizações de dados e informações para auxiliar nossos associados a navegarem no “novo normal” e entender o que esse novo momento representava para o setor. Apesar do nosso espaço físico permanecer vazio durante dois anos, com um escritório desmontado e uma equipe que ainda não se conhece pessoalmente, seguimos firmes no propósito de compartilhar conhecimento.

Foto: Tumisu / Pixabay

Com quase 50 mil pessoas que se inspiram na gente mensalmente, hoje temos 230 associados para 23 funcionários. Alguma coisa precisava colar tudo isto de volta. A gente precisava ter e conseguir gerar a energia que faltava na maioria das pessoas. E como é que a gente faz isso?

Resolvi ir lá no estômago de cada um: revisitamos nossos valores pessoais, entendemos porque estamos trabalhando nesta associação, construímos nossas narrativas e, como um time que se pinta de lama e coloca a faca nos dentes, a gente sabia que poderia muito mais se fôssemos juntos.

Oferecemos possibilidades de parcerias aos nossos associados, reconstruímos todos os nossos canais de comunicação para que fossem mais efetivos, aumentamos a qualidade do nosso atendimento aos associados, colocamos mais gente para observar as dores do mercado, mais pesquisas, mais dados, mais voz, mais foco e muita, mas muita flexibilidade.

Eu tenho plena convicção que tudo isto só aconteceu porque partiu de dentro, dos valores, das nossas crenças e da nossa vontade de nos levantarmos diariamente e criarmos um ambiente mais bacana, seguro e viável para a publicidade digital.

Por falar em me levantar diariamente, uma vez por semana, às 8:30 da manhã o relógio apitava e lá estava o Marco Bebiano, atual presidente do IAB Brasil. Presente, generoso e disposto a entender que esta empresa precisava dele como pessoa e como profissional capaz de ajudar a manter esta associação para o futuro e para os outros que ainda nem conhecemos.

Não poderia encerrar o ano sem agradecer esta parceria, a garra e talento da minha equipe e a todos aqueles que tanto contribuíram para mais um ano de muito trabalho e construção para o IAB Brasil.

Que venham mais anos, mais desafios, novas pessoas mas que nossos valores sigam, fiéis companheiros de jornada.

Cris Camargo é CEO do IAB Brasil