Já quase ao apagar das luzes de 2022 e pelo 8º ano consecutivo “mobilizando o marketing para transformar os negócios e a sociedade”, passa-nos pelo coração e mente um filme deste ano tão desafiador. Realizamos seis grandes eventos, com 77 painelistas e mais de três mil inscritos; sete webinares com 11 guest speakers e mais de 800 inscritos. Promovemos mais de 200 reuniões com o mercado, 47 reuniões dos Comitês Nacionais e Grupos de Trabalho, quatro reuniões da Diretoria Nacional e uma do Conselho Superior. Fizemos mais de 1.600 posts nas redes sociais da ABA e fomos destaque em cerca de 280 matérias nos veículos do trade. Mapeamos e distribuímos cerca de 800 conteúdos de relevância para os nossos líderes e associados durante 2022.

O exercício de nossa vocação pelo protagonismo colaborativo nos levou a articular posicionamentos sobre temas relevantes e promover campanhas de marketing responsável com mais de 40 entidades parceiras do nosso mercado. Implementamos o “Clube CMO”, em apoio a Exame e Zmes, com cinco encontros neste ano, com adesão de uma dúzia de CMOs associados da ABA.

Cumprindo nossa missão de disseminar as melhores práticas para o mercado publicitário, lançamos seis guias, disponíveis em www.aba.com.br, e dois livros. Defendemos os interesses dos nossos 128 associados, em mais uma centena de frentes de Advocacy, conquistamos 15 novos nos últimos dois anos, disseminamos conteúdos, participamos de debates, compartilhamos o que trouxemos de Cannes Lions e da Global Marketer Conference Week, da WFA, em Atenas. Este, aliás, foi um dos momentos mais emocionantes deste ano, quando fui chamada ao palco, diante de marketers de mais de 40 países dos seis continentes, para receber o prêmio hors concours Special WFA President Awards 2022 pela ABA – Recognising excellence in industry leadership. Obrigada, Stephan Lorke e Raja Rajamannar! Em todas essas ocasiões, sempre estive animada e bem-disposta, com variados lenços coloridos no pescoço e novas perspectivas, negócios, amigos, aprendizados, associados, parceiros e conexões.

E por falar em conexões, nossas trocas e parcerias se fortaleceram ainda mais em 2022, fruto dessa agenda que se consolidou ainda mais, nacional e internacionalmente, articulou ideias e ideais, incrementou resultados, contando com a dedicação de uma gestão incansável, atenta aos mais rigorosos princípios de compliance e governança. Muito obrigada a todos que estiveram conosco nestas iniciativas, que assistiram e fizeram apresentações, compartilharam conteúdos, contribuíram com ideias, patrocinaram, tomaram café, almoçaram, jantaram, fizeram perguntas, provocaram, desafiaram, geraram insights, nos ensinaram, nos jogaram para frente e para o alto e, sobretudo, nos fizeram crescer e aperfeiçoar como seres humanos e profissionais.

Muito obrigada aos parceiros estratégicos da ABA, sem os quais não teríamos feito essa agenda acontecer: Banco do Brasil, Bradesco, CNN Brasil, Comscore, Diageo, Eletromidia, FSB Comunicação, Globo, Google, Grupo Record, Kantar Ibope Media, Lew’Lara\TBWA, Meta, NEOOH, Nielsen, Pluto TV, Predicta, SBT, ShowHeroes, UOL e Xandr. Muito obrigada especialmente ao ABA’s Team: Paulo, Eliane, Marcia, Meire, Patrícia, Daniela, Cristiane, Vanessa e Rosana. Time de ouro! E muito obrigada ao Conselho Superior e Diretoria Nacional da ABA – representados por seus presidentes,  Sergio Pompilio (Johnson & Jonhson) e Nelcina Tropardi (Dasa), respectivamente –, pela confiança, apoio, contribuição e amizade.

“Depois de toda luta e cada descanso, quero me levantar forte e pronta, como um cavalo novo” (Clarice Lispector). Foi assim durante todo esse 2022.

Conheça aqui detalhes do nosso ano de 2022 no Anuário ABA

Sandra Martinelli é presidente-executiva da ABA