Criar uma propaganda memorável é para poucos e bons. Poucas agências de publicidade conseguem o feito de ter uma campanha na ‘boca do povo’. É como entrar para a história. Graças ao talento dos publicitários brasileiros, o país tem algumas campanhas memoráveis para colecionar, que se tornaram bordão e parte da cultura.
É verdade que diminuíram as campanhas famosas como ‘Não é assim uma Brastemp’ (criação histórica da Talent nos anos 1990) ou ‘Bonita camisa, Fernandinho’ (também da Talent para USTop, de 1984), bordão usado até hoje para elogiar o visual de alguém, por exemplo.
Em compensação, os filmes publicitários atuais têm um impacto em termos de produção e força da ideia imbatíveis. Do ponto de vista de produção, muito graças aos novos recursos e tecnologias como a polêmica inteligência artificial.
O que falar, por exemplo, da comoção gerada pelo comercial da Volks em que Elis Regina (morta em 1982), recriada digitalmente por meio de IA, aparece cantando com sua filha e também cantora Maria Rita? Lançado em 2023, o comercial para celebrar os 70 anos da Volkswagen no Brasil criado pela AlmapBBDO teve uma repercussão estrondosa - polêmica até por usar a imagem de uma pessoa falecida dessa forma - e é lembrado até hoje.
A mesma Almap acaba de dar mais um gol de placa com a campanha ‘Pedigree Caramelo’, que ganhou nada mais nada menos do que o Titanium no Cannes Lions deste ano e arrematou vários outros prêmios do mercado mundial e nacional. Os criativos da agência conseguiram ‘simplesmente’ captar o Zeitgeist e colocaram de forma poderosa o cachorro vira-lata caramelo como símbolo do ‘patrimônio cultural brasileiro’.
A campanha foi também a mais votada pelo mercado e venceu o Prêmio Melhores do propmark 2025. Teve 7.346 votos, à frente da indicada e também incrível ‘The Amazon greenventory’, da Africa Creative para Natura, que utilizou inteligência artificial e drones para mapear a biodiversidade da Amazônia e recebeu o Grand Prix de Sustainable Development Goals (SDG) no Cannes Lions 2025, com 5.196 votos.
De acordo com a IA do Google, o projeto ‘foi premiado pelo seu impacto socioambiental, conectando a tecnologia ao desenvolvimento sustentável e à geração de renda para as comunidades locais’. É isso, agora a propaganda tem impacto social nunca antes visto.
Parabéns a todos os vencedores do Prêmio Melhores do propmark. Entre os destaques principais está a DPZ, agência que se reinventou - e mostra sua força com campanhas para grandes clientes - e foi duplamente premiada nesta edição: em Agência de Publicidade e Liderança de Agência, na figura do seu presidente Benjamin Yung.
A Record também ganhou em duas categorias: TV aberta e Profissional de Veículo para Fabiano Freitas, bem como a BETC Havas, que teve duas profissionais reconhecidas pelo mercado, com Sophie Schonburg como a melhor Profissional de Criação e Flavia Braga, eleita a Profissional de Atendimento & Negócios.
Após quatro semanas de votação, o Melhores do propmark contou com 16.273 votos. Nesta edição, o jornal revela o número de votos recebidos por cada um dos 60 indicados nas 20 categorias. O processo foi marcado por resultados acirrados. O que só comprova como a propaganda brasileira é competitiva.
Frase: “A mente é o que você possui de mais precioso” (do livro ‘O poder do subconsciente’, do Dr. Joseph Murphy).