Considerado um dos maiores festivais de música do mundo, o Rock in Rio é uma marca que os brasileiros têm orgulho. O evento representa o Brasil que dá certo: muito bem organizado e famoso internacionalmente, suas edições são aguardadas com expectativa tanto pelo público como pelos patrocinadores.
Trata-se do primeiro naming right do país com projeção internacional, com 12 edições realizadas em Portugal, Espanha e Estados Unidos. Esta é a 9ª edição brasileira - a primeira foi realizada em 1985.
O festival, que começa nesta sexta-feira (2) e se estende até o dia 10, no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, é tema de matéria especial desta edição. O conceito da campanha deste ano, Juntos o Sonho Acontece, é uma espécie de convite para o engajamento para a construção de um mundo mais resiliente.
O homem por trás desse ideal, Roberto Medina, fundador da Artplan e criador do festival, afirma em entrevista exclusiva ao PROPMARK que a música é o vetor que dá liga para que todos os tipos de tribo compartilhem momentos que unem entretenimento, prazer, indulgência e paz.
Os números são sempre gigantes no RIR e o Parque Olímpico se transforma num verdadeiro parque de experiências que as marcas oferecem ao público. Ativações que se tornam verdadeiras atrações e são pensadas por grandes agências de marketing e publicidade para que os patrocinadores se comuniquem com o público de forma efetiva num momento de descontração.
Com 37 anos de história, o Rock in Rio já gerou 237 mil empregos diretos e indiretos e investiu, junto com seus parceiros, mais de R$ 110 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música e florestas, informa comunicado emitido pela organização.
Em 2013, foi reconhecido por seu poder realizador ao receber a certificação da norma ISO 20121 - Eventos Sustentáveis. Neste ano, foram vendidos 700 mil tíquetes. “O evento gera R$ 1,7 bilhão para a cidade do Rio de Janeiro”, revela Roberta Medina, vice-presidente executiva do festival.
De acordo com a executiva, as marcas contribuem com a metade das receitas no festival. Entre os patrocinadores estão Itaú, Coca-Cola, Volkswagen, KitKat, C&A, Americanas, Ipiranga, Doritos, Heineken, Natura e TikTok.
Nesta edição, o line-up traz grandes nomes e bandas, como Iron Maiden, Justin Bieber, Post Malone, Dua Lipa, Guns N’Roses, Coldplay e Green Day. São mais de mil artistas presentes nos palcos Mundo, Sunset, New Dance Order, Favela, Rock Street, Rock District, Supernova, Nave e Highway Stage. Além de parques temáticos e espaço para gamers.
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Outro destaque desta edição é a reportagem sobre o crescimento de ações de marketing e campanhas de marcas envolvendo PCDs (pessoas com deficiência), com o intuito de gerar inclusão e propósito. Nesta quinta-feira (1º), no São Paulo Expo, começa a 17ª edição da Reatech (Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade).
Paralelamente, ocorre o Congresso de Inclusão e Acessibilidade no Mercado de Trabalho, que vai fomentar debates sobre essa mão de obra que, de acordo com o Painel de Informações e Estatísticas da Inspeção do Trabalho, tem 728 mil vagas reservadas para PCDs, das quais cerca de 713 mil absorvidas pela iniciativa privada. O grupo, segundo pesquisa do Nielsen/USA, chega a 1 bilhão de indivíduos em todo o mundo. O IBGE calcula que no Brasil são 45 milhões.
Armando Ferrentini é publisher do PROPMARK