A trajetória da TV Globo, que neste 26 de abril completa 60 anos de fundação, se confunde com a própria história da publicidade brasileira. A emissora foi criada em 1965, mesmo ano da promulgação da Lei 4.680, que definiu as principais regras para o negócio da publicidade no país, como remuneração, o papel das agências e o modelo full service.
Fica difícil dizer se foi a propaganda que impulsionou a emissora ou o contrário. Desde a sua criação, a Globo estabeleceu sua parceria com agências, criadores e anunciantes. Uma associação que se mostrou vitoriosa para as duas partes, com a publicidade brasileira se tornando uma das mais criativas e premiadas do mundo e a Globo, uma referência em qualidade de televisão aberta.
Outra “coincidência”: no mesmo ano da criação daquela que se tornaria a emissora líder do país, surgiu também a coluna Asteriscos que falava de propaganda, em maio de 1965, por iniciativa deste editorialista, que deu origem a este propmark, veículo mais longevo do trade publicitário, que também comemora seis décadas de existência.
Treze anos depois, o mercado apresentou as bases para o lançamento do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), mesmo ano em que a Globo criou o Profissionais do Ano, rebatizado recentemente para a sigla PPA, que premia filmes publicitários com o objetivo de valorizar a criatividade brasileira, sob o slogan ‘Nada substitui o talento’.
Reportagem especial de capa nesta edição faz uma retrospectiva do legado da emissora, que mantém o olhar para o futuro e mostra que fez a lição de casa ao
se digitalizar, mantendo a relevância em um cenário midiático multiplataforma com produtos como o streaming Globoplay, que, de acordo com o app JustWatch, concentra 12% do SVOD (Subscription Video on Demand) no mercado brasileiro e acaba de ganhar o Oscar com a produção ‘Ainda estou aqui’, primeiro filme do país a receber a estatueta dourada.
Ao introduzir o conceito de grade de programação, sob demanda para públicos específicos, garantindo frequência, entrega de GRPs às marcas e penetração nos clusters específicos, a Globo ajudou a delinear a abordagem comercial que esteve no centro do desenvolvimento do mercado publicitário.
Isso sem falar no famoso ‘padrão Globo de qualidade’, que contribuiu para moldar positivamente a maneira de se fazer televisão no Brasil e ajudou a elevar a régua de criatividade, excelência e performance da propaganda brasileira.
Publicitários ouvidos pela reportagem ratificam a importância da emissora durante esses 60 anos e como ela continua a liderar os principais movimentos da mídia brasileira. Isso se deveu em grande medida à contratação de grandes profissionais egressos do mercado publicitário, tais como Boni, Walter Clark e Carlito Maia.
“Aos 60 anos, a Globo segue se reinventando e ditando a relevância da nossa indústria. Em um país continental como o Brasil, incluir a Globo no plano de mídia, seja integrada entre canais e plataformas com alcance em todo o país ou de forma regionalizada, é praticamente uma garantia para que as marcas se conectem com o seu público. Vida longa à Globo!”, destaca Eduardo Simon, cofundador e CEO da Galeria.ag.
Uma série de programas especiais celebra os 60 anos da TV Globo, hoje parte
do Grupo Globo Comunicação e Participações, que comemora ainda 100 anos de fundação em 2025, a partir do primeiro número do jornal O Globo. A robustez pode ser traduzida pelo seu último balanço financeiro: a empresa atingiu receita líquida de R$ 16,4 bilhões, crescimento de 8% em comparação a 2023, com lucro líquido de R$ 1,996 bilhão.
Cannes Lions
O Festival de Cannes divulgou a lista dos profissionais que vão participar dos júris da 72ª edição do prêmio, que será realizado entre os dias 16 e 20 de junho na Riviera Francesa. Confira nesta edição os jurados brasileiros selecionados neste ano.
Frase
“A vida bem preenchida torna-se longa” (Leonardo da Vinci).
Armando Ferrentini é publisher do propmark