Depois do projeto Cidade Limpa, a mídia exterior nunca mais foi a mesma, desde 2006, quando da implantação da lei que baniu da cidade de São Paulo placas desordenadas, de todos os tamanhos. Hoje a situação é bem diferente. As coisas entraram nos eixos e os espaços tomados pela publicidade em painéis e outros formatos são bem-vindos. Menos agressivos, a tecnologia levou o meio a um lugar respeitável.

Hoje chamado de out-of-home, o crescimento é impulsionado a partir de um interesse cada vez maior das marcas em anunciar no meio, uma vez que essa mídia é capaz de informar e interagir com o consumidor, que está em movimento. OOH está em várias telas ao mesmo tempo sem ser invasivo. A cada ano surgem mais e mais formatos. O mais recente exemplo de inovação e criatividade veio para o Brasil montado em um Leão de Ouro, conquistado no Festival de Cannes deste ano.

Criada em parceria com a AlmapBBDO, a Eletromidia investiu na “Parada de ônibus”, peça interativa que “oferece” companhia a quem está desacompanhada no ponto de ônibus, por meio de chamadas de vídeo. É disso que trata o especial publicado nesta semana. É sobre o avanço, a tecnologia, o profissionalismo e a criatividade que envolvem hoje o setor. Esse e outros exemplos mostram que o OOH não serve apenas para a publicidade das marcas. Ele também presta serviço público e auxilia cidades, como foi durante a pandemia, cujos painéis traziam notícias e orientações à população.

Outro exemplo de inovação no setor são os monitores de LED dentro de estabelecimentos comerciais, como salões de beleza, barbearias e padarias. Relatório do Cenp-Meios apontou que o OOH foi a mídia que mais cresceu em 2022, em termos de investimentos publicitários, fechando o ano com faturamento de R$ 2,1 bilhões e na terceira posição de share, com 10,2%, atrás apenas da TV e da internet. De acordo com a OAAA (The Out of Home Adversiting Association of America), a mídia exterior experimenta um crescimento vertiginoso desde 2019.

Esse desempenho só é possível muito em função da inovação e tecnologia embarcadas e nos diferentes segmentos que o meio pode explorar, como a mídia indoor. Segundo Felipe Viante, diretor na b.drops, os últimos anos testemunharam uma profissionalização e consolidação do segmento, impulsionada especialmente pela transformação digital. Para ele, a adoção de tecnologias digitais proporcionou ao OOH novas possibilidades de mídia, permitindo anúncios mais dinâmicos e interativos.

Wlamir Lino, diretor-comercial nacional e marketing da Clear Channel, afirma que o momento em que vive o segmento, com o surgimento de novos formatos, projetos especiais, agências e hubs de negócios especializados 100% no segmento, aliados às métricas de audiência, tornou o meio muito relevante e prioritário no planejamento dos anunciantes.

Outra questão que ele levanta é o diferencial de não ser apenas uma plataforma de comunicação para as marcas. Ela oferece proposta integrada com a gestão das cidades e está muito atrelada com a prestação de serviços. “O OOH tem a capacidade de se integrar às ruas e, por meio do uso de dados e novas tecnologias, se torna um aliado estratégico na prestação de serviços para os municípios.”

A adoção cada vez maior da mídia DOOH pelas empresas do setor foi um movimento fundamental para que este meio se tornasse a base das inovações tecnológicas mais significativas no segmento. Segundo um dos profissionais ouvidos pela reportagem, com as inovações, as telas se transformaram em canais de comunicação e interação com a audiência, uma vez que permitem a personalização e a atualização do conteúdo em tempo real.

Dia dos Pais
Comemorado no próximo domingo (13), o Dia dos Pais retoma reflexão sobre o papel do homem na criação dos filhos. O propmark ouviu publicitários de agências e de anunciantes, que deram depoimentos em matéria nesta edição sobre a emoção de ser pai e como dividem as tarefas na educação dos filhos com a família, cujos hábitos na casa também mudaram a partir da pandemia e a chegada do home office. A licença paternidade estendida é uma das bandeiras erguidas pelos pais “modernos”.

Frase: “A função da notícia - explica Walter Lippmann - é assinalar um fato; a função da verdade é iluminar os fatos escondidos, estabelecer relação entre uns e outros e apresentar um quadro da realidade sobre a qual os homens possam atuar.” (“A missão da imprensa”, por Carlos Lacerda).

Armando Ferrentini é publisher do propmark