Nos últimos dois anos, a aceleração da transformação digital impactou o mundo todo, não somente a nossa forma de trabalhar, como de consumir e de viver.
E no caso da publicidade podemos dizer que esse impacto foi bastante avassalador. A digitalização da comunicação trouxe novos canais de mídia, novas tendências, a mídia programática e, claro, tecnologias de ponta, como inteligência artificial, que não só invadiram as agências, como fizeram com que nós, profissionais de mídia, fôssemos estudar novamente, para entender cada vez melhor todas essas novas oportunidades que temos em mãos e como impactar o cliente através dessas mídias de forma otimizada, gerando melhor performance
e resultados.
A mídia programática é hoje imprescindível para anunciantes agirem com planos táticos inteligentes e alcançarem o que desejam com seus anúncios: por meio dos dados, é possível definir com quem queremos falar, em qual momento e, principalmente, em qual canal. Temos um mar de oportunidades que não se limita às redes sociais como o TikTok e o Instagram. O crescimento do e-commerce fez deste canal um importante conector de empresas/marcas às pessoas, como refletimos este ano no ABA Cannes Insights, by GoAd. A TV Conectada é outro grande potencial canal de mídia no Brasil, tema que também abordamos no ENA 2022 realizado pela ABA, que apresentou ao mercado o mais recente guia da entidade, em parceria com a ShowHeroes, o Guia TV Conectada: formas inteligentes para combinar contexto e marca, enriquecendo a experiência do usuário através de anúncios, uma entrega do Comitê de Mídia presidido por mim e vice-presidido por Paulo Carneiro, gerente de comunicação & mídia digital da Coty. O comitê de mídia da ABA tem um papel de liderança no mercado com a importante missão de dividir as melhores práticas e conhecimento, facilitando discussões e tópicos que apoiem a melhor tomada de decisões sobre a mídia. Estamos sempre pautados sobre os temas mais importantes e relevantes para os associados e o mercado e acreditamos que o debate inteligente e aquela típica troca de ideias da mesa de bar são ricas fontes de conhecimento e reflexões, que nos tiram da zona de conforto e nos fazem pensar, de forma mais leve, nas melhores soluções para nossos anúncios e clientes.
E foi com esse pensamento que criamos, em 2017, o ABA Fora da ABA, visando aproximar anunciantes e fornecedores do mercado, além de integrar os comitês da entidade que possuem maior sinergia de temas. Nesse encontro, como o próprio nome diz, realizado fora da sede da entidade, a tradicional reunião do comitê de mídia abre espaço para que profissionais relevantes do mercado apresentem temas relativos às mídias publicitárias e outras pautas que envolvam o nosso rico ecossistema, seguido de rodada de debate entre os presentes e de um agradável happy hour patrocinado, com apresentação institucional do fornecedor para os integrantes dos nove comitês, lideranças ABA e mercado em geral.
Este ano, articulamos temas, como Coleta e Análises de Dados de Mídia e Publicidade nas plataformas de e-commerce e tivemos patrocinadores como Hands, Amazon e Mídia Banco24Horas, marca da TecBan, associada ABA, que proporcionaram encontros ricos em insights e também de descontração para os presentes. Cannes este ano nos mostrou que as parcerias são um caminho promissor para o sucesso. Acreditamos que precisamos caminhar juntos se quisermos ter as melhores soluções, por isso, transformar o comitê de mídia em um importante hub de discussão e reflexão, segue como mais uma missão que assumimos na ABA e tem nos dado muito orgulho. Seguimos cada vez mais conectados com profissionais e marcas parceiras e alinhados ao propósito da ABA de Mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade.
Marco Frade é presidente do comitê de mídia da ABA e head of media, digital & CRM para Brasil, Paraguai e Uruguai da Diageo