Estive em Paris na semana passada e pude sentir uma energia totalmente nova na cidade. A capital francesa está pulsando com uma atmosfera contagiante e aquela sensação de que algo realmente grandioso está para acontecer.

A cidade está lotada e preparada para receber cerca de 15 milhões de visitantes. Entre os pontos visíveis dessa preparação estão os anéis olímpicos gigantes, feitos de aço reciclado francês, instalados em diversos grandes ícones, como a Torre Eiffel e o Arco do Triunfo. Em vários outros pontos turísticos, como a Praça da Concórdia, a Ponte Alexandre III, Rio Senna e a própria Torre, estruturas e arquibancadas foram erguidas para torná-los palco de algumas das principais modalidades das Olimpíadas.

É bem perceptível como as marcas vêm trabalhando em torno da cerimônia. Grandes nomes como Coca-Cola, Procter & Gamble, Uber, Airbnb e Samsung, entre muitos outros, estão inovando em suas abordagens de marketing para os Jogos de 2024.

A Uber, por exemplo, está oferecendo experiências únicas, como cruzeiros gratuitos pelo Rio Sena e degustação de champanhe. O Airbnb aumentou sua oferta de hospedagem na cidade em 40% comparado ao ano anterior e a Louis Vuitton ficou encarregada de criar dois baús para as medalhas olímpicas e paralímpicas, além de duas malas para as tochas oficiais.

A Chaumet, por sua vez, desenhou as medalhas – cada uma contendo um pedaço original da Torre Eiffel, removido durante reformas históricas. Já a Sephora está ativando suas 50 lojas ao longo da rota da tocha, oferecendo prêmios e ingressos para as competições.

A Samsung deixou sua marca em pontos turísticos parisienses, como Boulevard Haussmann, Palais Garnier e La Défense, vestindo a cidade com a sua campanha 'Open slways wins', alinhada com o espírito inclusivo dos Jogos Olímpicos. Enquanto isso, Alibaba está preparando um sistema revolucionário de replay multicâmera baseado em inteligência artificial, que será implementado em 12 locais esportivos.

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 não se limitam apenas a uma celebração esportiva: eles representam um laboratório para novas abordagens no marketing global. Marcas estão se transformando para atrair um público cada vez mais conectado e exigente, explorando desde campanhas personalizadas até tecnologias de última geração.

Agora, nos preparamos para testemunhar grandes momentos esportivos, além de observar o futuro do marketing em ação.

Priscila Bernardi é diretora de negócios da Cheil Brasil