ode até parecer cabotinismo (forma de agir pretensiosa ou que busca atenção para obter fama, segundo o dicionário), mas não tem como não falar sobre a repercussão que o Prêmio Melhores do propmark 2025 está tendo no mercado.
Quando este veículo lançou a premiação, em 2019, foi com o intuito de fazer um reconhecimento especial aos profissionais, agências, anunciantes, veículos, enfim, toda a cadeia que move a indústria publicitária.
O Melhores do propmark nasceu, na verdade, tímido, sem pretensões de se tornar uma das principais premiações do mercado como está se consolidando, edição após edição. O reconhecimento da importância do ‘novo’ prêmio - esta é apenas a 7ª edição - reforça a credibilidade que o propmark tem no trade.
Temos para nós que a premiação também caiu no gosto porque possui votação aberta e gratuita - ou seja, ela é inclusiva, todos podem participar. Uma banca formada por jornalistas e integrantes do jornal indica três finalistas em cada categoria para a audiência votar no site do jornal.
Para a escolha dos finalistas, são adotados critérios como o desempenho criativo, a performance em negócios e o papel de destaque dos profissionais numa indústria cada vez mais competitiva e pulverizada.
A lista com os 60 nomes que estão concorrendo ao prêmio foi divulgada no último dia 20, quando a votação foi aberta no site e segue até o dia 17 de novembro. O vencedor em cada categoria será aquele que tiver o maior número de votos.
Com apenas uma semana de enquete no ar, os dados já mostram que o público votante desta edição será recorde, o maior de todos os anos. Com a novidade de ampliar as categorias - de 15 pulou para 20 -, o número de indicados também cresceu - passou de 45 para 60, abrangendo mais áreas de atuação.
As novas categorias são: TV Fechada, Plataforma de Streaming, Plataforma de Publicidade, Profissional de Veículo e Entidade do Mercado.
Assim como a categoria de Profissional de PR, lançada na última edição do Melhores do propmark, a de Entidade do Mercado também é inédita dentre todas as premiações do trade de propaganda.
Com isso, do alto dos seus 60 anos de existência, este veículo mostra que segue inovando e fazendo a diferença em um segmento editorial que conta com uma audiência altamente qualificada, formada por criativos, publicitários e executivos C-level.
Agências, marcas, profissionais e veículos indicados já começaram suas campanhas no digital para pedir votos para o Prêmio Melhores do propmark, agitando as redes sociais. Outro termômetro de como está a movimentação são as mensagens recebidas pela redação do jornal.
Um dos nomes indicados, por exemplo, contou: “Você não tem noção do impacto (da indicação ao prêmio) e de quantas mensagens eu já recebi”. Outro disse: “Só de concorrer já é um prêmio para mim”.
O propmark reconhece a relevância de cada nome indicado e deseja sorte a todos que concorrem nesta edição.
Garra
Também não podemos deixar de citar o reconhecimento da APP (Associação de Profissionais de Propaganda) ao publisher deste jornal, Tiago Ferrentini, com o Troféu Garra 2025. Confira as fotos e a cobertura completa da cerimônia de premiação no Click do Alê desta edição.
Frase: “A academia e o mercado têm de andar o tempo todo de mãos dadas” (Fátima Rendeiro, da ESPM Rio, vencedora do Troféú Garra na Categoria Profissional Educação).
Armando Ferrentini é publisher do propmark