Com o surgimento de tantas tecnologias, é fácil se perder e querer utilizar todas elas para benefício próprio, principalmente quando falamos sobre a implementação dentro de empresas. Um erro comum é focar no que está em maior evidência no mercado e esquecer de utilizar as ferramentas que já estão implementadas e já comprovaram sua utilidade, para que sua empresa prospere. A otimização de sites é um desses recursos menosprezados por gestores que frequentemente é deixado de lado na hora de pensar em inovação e na utilização de novas tecnologias, implementando estratégias e potencializando resultados.

Para aproveitar os recursos que uma boa otimização de sites oferece é preciso entender exatamente sua definição. Aprimorar o ambiente virtual significa conhecer o usuário da melhor forma possível, proporcionar uma experiência memorável (User Experience) para o cliente e, assim, adquirir um selo de confiança no mercado, seja para o consumidor, seja para o próprio buscador (no caso o Google). Nessa linha, otimizar um site significa utilizar diferentes estratégias que auxiliem o algoritmo do Google a perceber a sua empresa como relevante e colocá-la nas primeiras páginas de resultados. Essas estratégias podem ser divididas entre ferramentas e métodos de utilização.

Métricas, dados e cultura digital: por onde começar?
O primeiro passo para conseguir utilizar todas as estratégias de otimização corretamente é saber analisar as métricas do site. Definir quais parâmetros são mais interessantes ao negócio auxilia gestores na hora de tomar decisões sobre a otimização de ambientes virtuais. Decerto, cada empresa possui um indicador de maior interesse: pode ser o número de engajamento em uma página no Facebook ou o aumento de visitantes no site após o envio de e-mail marketing pela manhã, tudo dependerá da estratégia digital. No fim do dia, o importante é perceber o que está dando mais resultados e está garantindo que mais pessoas conheçam seu negócio.

Com as métricas de sucesso definidas, passamos para a fase de implementação de métodos. Quais ferramentas terão uma adesão mais assertiva ao negócio? Em primeiro lugar, é importante identificar quais melhorias que podem ser feitas dentro do site, destacar as áreas que estão gerando mais tráfego e engajamento e as que não estão recebendo tanta atenção. A partir dessas premissas, analisar se existe a possibilidade de melhorias por meio das ferramentas que dispomos. Graças a esse mapeamento completo do ecossistema digital,é possível perceber o comportamento dos usuários, seus padrões, analisar tendências e o que pode ser feito para utilizar tudo isso a favor da empresa. Cada decisão deve ser feita com base em dados concretos trazidos pelo acompanhamento das métricas.

Ainda utilizando as análises feitas a partir das métricas, é possível melhorar o SEO (Search Engine Optimization), aprimorando assim a visibilidade do site nos resultados de busca. De acordo com a Brightedge Research, a utilização de SEO impulsiona mais de 1000% o tráfego de usuários em comparação com as mídias sociais. O algoritmo do Google trabalha diretamente com a lógica doSEO. Quanto mais integrada a nossos fluxos de trabalho, melhor será o desempenho do portal da sua empresa. A aplicação de SEO vai além da utilização de palavras-chave no conteúdo.Na realidade, esse trabalho significa construir uma experiência de qualidade por todo o site se apoiando em conteúdo relevante, com baixa latência, alta velocidade, construção de hiperlinks e compatibilidade de dispositivos.

Na outra ponta, também é importante investir na utilização de CDNs (Content Delivery Network), ferramenta que garante a distribuição de conteúdo de forma mais rápida. A CDN trabalha em conjunto com a utilização do cache do navegador, permitindo o armazenamento de dados nesse sistema e melhorando o tempo de carregamento e desempenho do site. Além disso, esse sistema proporciona uma melhora de cibersegurança, resguardando o domínio digital de ataques no site. A utilização de CDN vem crescendo nos últimos anos graças aos avanços da tecnologia de rede, como a implementação do 5G e a utilização de realidade virtual; ademais, seu uso contínuo garante maior estabilidade para a navegação de sites por meio da internet móvel, viabilizando uma economia de gastos com servidores e DataCenters.

Outra ferramenta que auxilia a otimização dos sites é a mensuração do ROI (Return on Investiment), pelo qual é possível acompanhar as métricas do uso dos usuários para mensurar o retorno dos investimentos, como em ações de marketing e publicidade. Assim, é possível saber se tais ações estão dando o resultado esperado ou se o investimento que está sendo feito nelas deve ser direcionado à outra área para capitalizar ganhos.

Gestão assertiva: decisões apoiada sobre dados
Para que todas essas ferramentas e métodos sejam utilizados corretamente é preciso que o servidor esteja bem otimizado, garantindo uma resposta rápida e transferência de dados eficientes. Também é preciso que sejam feitos testes de performance no site regularmente, para que seja mais fácil identificar áreas que podem ser melhoradas e áreas que estejam sendo desperdiçadas.

A coleta de todos os dados deve ser levada em consideração antes da tomada de qualquer decisão. Seus objetivos devem ser claros, para que cada dado coletado faça sentido e possa ser explorado da melhor forma possível, trazendo assim benefícios para o seu negócio. O crescimento será atingido ao longo do tempo se cada um desses objetivos estiver alinhado. Assim, cada decisão terá a sua importância e será tomada fundamentalmente com base nos dados coletados.

Thiago Souza dos Santos é fundador e CTO da Koodari