Em homenagem ao Dia do Mídia, comemorado em 21 de junho, o propmark pediu a dez agências brasileiras de publicidade para que indicassem profissionais de destaque na área. Resultado de uma seleção interna feita pelas agências, a lista traz só mulheres. Interessante evidenciar que em um departamento antes considerado extremamente técnico e masculino, elas estão dominando. Sinal dos novos tempos, em que a mídia exige mais um olhar holístico – ponto forte delas – e um avanço do ponto de vista da equidade de gênero no mercado publicitário.

Com o digital e a multiplicação dos canais, a área de mídia foi a que passou por mais transformações nos últimos anos. O profissional de mídia, portanto, foi provavelmente o que mais se atualizou dentro das agêncIas. Desenvolver um plano de mídia se tornou algo muito complexo hoje em dia. Ficou para trás aquele conceito de que comprando o melhor horário na TV e uma página dupla de um jornal ou revista de grande circulação estava resolvido o problema de comunicação dos clientes.

Em uma era de ascensão da análise dos dados, o profissional de mídia, mais do que nunca, precisa colocar em prática toda a sua capacidade analítica. Ser um bom estrategista, capaz de compreender e traduzir os problemas de negócios dos clientes em soluções de comunicação eficazes com o público.

Tudo isso fez com que os profissionais da área se tornassem um dos mais valorizados dentro das agências. De um departamento que muitas vezes ficava em segundo plano – numa época em que só a criação e o atendimento apareciam –, a mídia virou um dos núcleos que trazem mais negócios (e dinheiro) para os clientes atualmente.

Não é à toa que as profissionais homenageadas pelo propmark destacam em seus depoimentos a grande transformação da mídia nos últimos anos. “Há 10 anos, um profissional de mídia era principalmente um bom negociador, entrando no final do processo criativo de uma agência para negociar os espaços publicitários conforme o formato criado. Hoje, a negociação representa menos de 5% das nossas tarefas diárias. A mídia está envolvida em todas as etapas do desenvolvimento, execução e mensuração dos projetos”, ressalta a VP de mídia, dados e performance da Africa Creative, Aga Porada.

Veja o que mais as homenageadas revelam nesta edição. São elas: Andreia Abud, VP de mídia da WMcCann; Luiza Valente, head de mídia da VMLY&R Brasil; Rafaela Queiroz, VP de mídia e BI da DPZ; Heloisa Goldman, EVP, creative connections e performance da Leo Burnett Tailor Made; Ana Ventura, head de mídia da Tech and Soul; Joana Chulam, diretora de mídia e negócios da Artplan; Priscila Pimenta, diretora de mídia da Wunderman Thompson Brasil; Ariane Finavaro, diretora-geral de mídia da BETC Havas; Rafaela Alves, chief data media officer (CDMO) da AlmapBBDO, além de Aga Porada.

Cannes
A 70ª edição do Cannes Lions começa nesta segunda-feira (19) e se estende até sexta (23), na Riviera Francesa. A edição de 2023 promete recordes. Serão cerca de 400 speakers, 30 categorias e 27 jurados brasileiros, com uma diversidade notável – 16 mulheres e, também pela primeira vez, com o maior número de negros na delegação.

Para dar algumas dicas aos jurados de 2023, a maioria estreante no júri de Cannes,  o jornal O Estado de S.Paulo, representante oficial do festival há 22 anos, convidou o publicitário Sergio Gordilho, co-CEO e CCO da Africa Creative, para compartilhar sua experiência como jurado e criativo – a agência foi a brasileira mais premiada em Cannes em 2022, com a conquista de 15 Leões.

No evento realizado na semana passada, Paulo Pessoa, diretor-comercial do Estadão, informou que este ano o veículo vai ampliar a cobertura nas suas páginas e plataformas. Além disso, fechou acordo com a empresa de mídia out-of-home RZK, que vai colocar telas com conteúdo em 20 agências de publicidade de São Paulo para levar os destaques do Cannes Lions para perto dos criativos que não foram à França.

O propmark fará a cobertura do festival in loco, trazendo em tempo real a contagem dos Leões brasileiros e mostrando as campanhas mais premiadas, bem como os insights e a efervescência criativa que em Cannes acontece como em nenhum outro lugar.

Frase: “Quando me fecham as saídas, saio pelas entradas.” Carlito Maia

Armando Ferrentini é publisher do propmark