Vamos começar a conversa sobre marketing de um para um, sabe? Deixando para trás as estratégias massificadas que tratam todo mundo como se fosse uma grande massa de pão, sem forma e sem gosto.

Mas por que essa abordagem é tão essencial hoje em dia? O motivo reside na dificuldade de distinguir ser ágil de ser genérico. E quem sofre com isso é quem trabalha com marketing, enquanto quem consome tem um faro cada vez mais apurado para detectar que está sendo tratado como parte de um bando.

As pessoas querem algo que faça sentido para suas vidas, algo que diga “eu te entendo”. É aí que a abordagem 1 para 1 entra. Como marca, temos de provar para o público que os conhecemos. Como agência, o primeiro passo para chegar lá é justamente conhecer a marca, seus desafios e, principalmente, sua audiência.

Não é apenas sobre vender, é sobre conectar, criar uma ponte sólida entre a marca e o consumidor. Temos de falar a língua do público, abraçando a cultura e tocando em pontos que realmente importam. O resultado prova que, quando você trata as pessoas como pessoas, o retorno é garantido.

Parte da estratégia para garantir retorno positivo é usar a tecnologia a nosso favor. Ao integrar marketing e tecnologia, não apenas abrimos portas para a personalização e a otimização em tempo real, mas também criamos uma visão mais holística da jornada do consumidor e temos maior controle do ecossistema.

A velocidade das informações e a mudança de direção dos negócios fizeram aumentar a demanda por agências e especialistas que possam cuidar de células isoladas que, juntas, formam o todo. O problema, a nosso ver, é não manter essas células próximas.

Não vamos defender que é impossível criar uma proximidade produtiva entre células que operam através de especialistas, agências, empresas e até países diferentes. Afinal, a tecnologia está aí para isso. Entretanto, é inegável que o desafio se torna muito maior do que seria se toda a atividade digital estivesse concentrada em um único lugar, com pessoas que, em um clique, conseguem dar um “zoom out” e ver tudo funcionando de forma integrada.

Pessoas
Um dos nossos direcionamentos estratégicos é: 'Não quero só pegar um job, eu quero te acompanhar'. Colocamos essa conclusão abaixo do intertítulo 'Pessoas', pois acreditamos que elas são a chave para tudo isso acontecer.

A abordagem “tradicional” de marketing, oposta à 1 para 1, se baseia em uma linha de pensamento que preza por volume, giro e altas quantidades com baixa profundidade antes de mirar a assertividade. Como alguém que utiliza IA diariamente, posso afirmar que os recursos disponíveis hoje já podem suprir as necessidades desses objetivos. E isso não é segredo para ninguém.

Enquanto isso, a abordagem 1 para 1 segue, por definição, em uma direção paralela: queremos as mesmas coisas, mas nossos caminhos não se cruzam. E, deixando a modéstia de lado, o caminho da abordagem tradicional tende a se encerrar em metas de curto prazo, enquanto o nosso pode seguir de forma infinita.

Isso porque temos pessoas em squads dedicadas que acompanham o dia a dia do cliente de forma completa, partindo dos objetivos de negócio e, com análises constantes de resultado, detectando oportunidades de melhorias e novos caminhos para melhorar a experiência dos consumidores de nossos clientes. Isso nenhuma IA vai substituir, embora tenhamos cada vez mais recursos para nos ajudar em tarefas mais operacionais, enquanto dedicamos mais tempo para entender nuances de comportamento e preferência dos públicos em busca de resultados efetivos. Isso nos permite construir relações de crescimento mútuo que se apoiam nos dois lados sempre.

Não vamos ganhar Cannes. Não é o que buscamos, mas será uma grata surpresa se esse prêmio vier e refletir o sucesso do cliente, não o da agência. Esse sucesso equivale a uma boa experiência do público e é nisso que focamos.

Fernando Teixeira é partner da Sioux Digital 1:1
fernando.teixeira@sioux.a