A edição de 2022 do maior evento mundial do varejo, a NRF, voltou ao formato presencial e reuniu em Nova York as principais marcas e profissionais do mundo trazendo as novidades do futuro do varejo. No  encontro, foram apresentadas estratégias e tendências que as marcas devem priorizar, tendo como pontos chaves a comunicação, tecnologia e a boa experiência do cliente.

Um dos destaques foi a CEO da BestBuy, Corie Barry, que trouxe para o foco a retirada da fricção da experiência do cliente, proporcionando ambientes físicos e digitais integrados, permitindo que os clientes se sintam conectados com a marca em uma jornada omnichannel. Em resumo, Corie destacou cinco principais tendências:

1 - Oferecer segurança ao cliente, principalmente no ambiente digital;

2 - Proporcionar uma experiência de compra oportuna e conveniente ao cliente;

3 - Promover ‘conforto’ digital, que inclui um ambiente virtual  intuitivo e de fácil entendimento;

4- Zelar pela equipe interna com o desenvolvimento e engajamento de colaboradores

5- E coletar dados dos clientes com foco em hiper-personalização.

Autenticidade e personalização devem ser prioridade

Na palestra “The New World: The Challenges and promises of the metaverse for retailers” da Wunderman Thompson Intelligence, o grande destaque foi a tecnologia e o Metaverso como uma das mais quentes tendências  para o social commerce na jornada omnichannel. A tendência é criar produtos exclusivos digitais e que podem ser comercializados em criptomoedas e negociados em NFT.

Cada vez mais, as marcas estão explorando o desenvolvimento de produtos e experiência em espaços digitais com o intuito de expandir a relação marca e cliente através da convergência entre o ambiente físico e o digital. Um bom exemplo é a Nike, que está contratando profissionais focados no desenvolvimento de produtos digitais e games.

Ainda no segmento da moda, o CEO da Ralph Lauren, Patrice Louvet, também enfatizou a importância de criar conexões fortes e duradouras e entregar valor, tanto para a equipe interna, quanto para os consumidores, comunidades, parceiros e investidores. Tal relacionamento é feito através da construção de uma cadeia de suprimentos resilientes, investimentos em áreas como digital e personalização, bem como escalar a inovação para criar uma economia circular.

Esses valores não são explorados em vão. A Geração Z ama as marcas com propósito e espera encontrar aquelas que consigam ser autênticas e que estejam alinhadas com valores que são relevantes, por exemplo, causas a favor da igualdade de gênero, raça e de sustentabilidade. Durante o evento, se falou muito sobre a cultura ESG (Environmental, Social and Governance) e a necessidade de introduzir cada vez mais pautas ambientais, sociais e governamentais em qualquer segmento, principalmente no varejo.

Phygital: Live Commerce é o melhor formato

Jason Sigala, diretor de eventos e experiências da Avon e Brian Beitler, CMO da QVC US e HSN compartilharam insights sobre como o Live Commerce veio para transformar a experiência de compra, combinando entretenimento e venda em uma única experiência, garantindo uma jornada de compra digital com todos os elementos da compra física presentes.

É justamente isso que a Mimo Live Sales faz, possibilitando a relação mais pessoal que o digital pode oferecer ao consumidor. Fundada no Brasil em junho de 2020 - bem no início da pandemia - nasceu 100% digital (e atua assim até hoje). Possui mais de 200 live commerces realizadas - que atendem desde marcas populares, até o segmento de moda e luxo com marcas globais.

As lojas físicas estão repletas de soluções digitais, garantindo ao consumidor uma experiência automatizada desde a escolha de um produto ao pagamento. Por isso, com o live commerce, o espaço físico pode ser mais do que otimizado pelas marcas para construção de uma presença digital relevante.

Aqui e agora

Por fim, o cliente deseja resultados imediatos e instantâneos: seja no ambiente físico ou digital. Mais do que nunca o varejo demanda agilidade e velocidade na entrega, fácil acesso de produtos e  baixa -  ou nenhuma - fricção para escolher os produtos e completar o pagamento durante a jornada de compra.

As marcas precisam estar preparadas para atender os clientes, cada vez mais bem informados e ligados nas tendências tecnológicas. As rédeas estão na mão do consumidor. É preciso acompanhar para não ficar para trás! Tudo isso tendo o propósito como pilar central dos negócios, pois quem não se preocupa com o sucesso do planeta e da sociedade, como faz com ROI, dificilmente vai se manter relevante.

Marília Fávero é Head de Marketing da Mimo Live Sales