Em um cenário de transformação acelerada, em que o marketing precisa estar conectado a temas como ESG, brand safety, inteligência artificial, diversidade, privacidade de dados, novas tecnologias e riscos regulatórios, a colaboração entre líderes é essencial.

É nesse contexto que a ABA, única entidade que representa os anunciantes no Brasil e os conecta globalmente por meio da WFA (World Federation of Advertisers), instituiu seus Comitês Nacionais e Grupos de Trabalho (GTs).

Os nove Comitês e quatro GTs da ABA são centros de inteligência colaborativa. Fóruns exclusivos para profissionais das empresas associadas, onde líderes de marketing de renomadas marcas brasileiras e globais compartilham boas práticas, antecipam tendências, debatem desafios do setor e constroem entregas que influenciam o ecossistema publicitário.

É nisso que a ABA acredita. É assim que trabalha: estimulando conexões, a diversidade de visões e a construção coletiva.

Participar desses fóruns é integrar o protagonismo colaborativo que norteia a atuação da ABA. É estar à frente das principais discussões do presente que moldarão o futuro do marketing no Brasil.

É ter acesso a conteúdo estratégico, benchmarking qualificado e relacionamento com pares de alto nível. Mais do que isso: é influenciar diretamente as pautas que vão orientar os rumos da publicidade em um ambiente cada vez mais dinâmico e desafiador.

Comitês como os de Branding & Conteúdo, Comunicação & ESG, Consumer Experience, Insights, Jurídico, Mídia, Relações Governamentais, Sourcing e Retail Media desenvolvem agendas contínuas e estruturantes.

Já os quatro GTs, de Inteligência Artificial, Privacidade e Proteção de Dados, Marketing Responsável – Bebidas Alcoólicas e Compromisso pela Publicidade Responsável para Crianças respondem a demandas emergentes com profundidade e agilidade.

Além destes fóruns, a ABA conta com o pilar de Advocacy, que reúne os Comitês Jurídico e de Relações Governamentais atuando diretamente em políticas públicas, promovendo o entendimento dos desafios do setor e propondo soluções que assegurem os direitos de anunciantes e consumidores.

Muitos temas são tratados de forma transversal entre esses fóruns — o que reforça o caráter integrado das iniciativas da ABA.

Um exemplo é o “Guia ABA sobre impactos da inteligência artificial generativa na publicidade”, lançado em 2024, produzido pelos Comitês de Mídia e Jurídico e pelos GTs Inteligência Artificial e Privacidade e Proteção de Dados.

São dezenas de reuniões por ano, todas híbridas, com calendário anual divulgado com antecedência. Mais de 40 guias, pesquisas, livros, webinares, projetos e iniciativas, e mais de 500 atuações em advocacy, nasceram dessas reuniões.

Essas entregas de alta qualidade, sempre com foco em orientar os anunciantes e promover um marketing mais preparado para os desafios contemporâneos – ético, responsável, representativo e inovador – são reflexo direto do engajamento dos profissionais das empresas associadas à ABA, que dedicam seus bens mais valiosos: tempo e conhecimento.

E quanto maior a participação dos associados, mais potentes e relevantes se tornam as agendas e soluções propostas.

Ao mesmo tempo, ao participar desses fóruns, esses profissionais fortalecem sua visão estratégica, ampliam suas redes de relacionamentos, trocam experiências e contribuem com seus olhares para que as entregas reflitam, de fato, os anseios e as necessidades do mercado.

O futuro do marketing se constrói no presente, e coletivamente.

Meire Werneck é gerente institucional, comunicação & comitês da ABA