Caminhamos rumo ao futuro, acompanhando a evolução da indústria publicitária e de toda a sociedade e, para isso, uma de nossas premissas é o pioneirismo.

Estar um passo além faz parte do DNA da ABA para que possamos antecipar as tendências, discutir oportunidades e apontar os principais desafios, sempre compartilhando as boas práticas do mercado global que impactam nossa indústria.

Diante disso, a atuação da ABA é focada no triângulo: Advocacy, Conexão & Conhecimento e Relações Internacionais (WFA). Dentro desses pilares, definimos temas prioritários que fazem parte de nossa agenda de iniciativas e vão além de marketing & comunicação e mídia.

São temas que ganharam força na transformação digital e não podem mais deixar de fazer parte das estratégias das marcas, pois pautam as discussões do mercado publicitário atual: IA, dados, LGPD e ESG.

Para colocar em prática seu propósito de “mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade”, o pioneirismo da ABA se concretizou na implementação do GT de Privacidade e Proteção de Dados assim que foi anunciada a aprovação da Nova Lei de Proteção de Dados, que entrou em vigor em 2020.

Em 2019, o GT trouxe ao mercado o “Manual ABA para adequação à LGPD”, um guia para apoiar os anunciantes diante das mudanças na legislação.

O tema continuou a ser debatido nas reuniões do GT e, em 2022, também foi refletido no webinar “LGPD, dados pessoais & publicidade – melhores práticas”.

O GT de Privacidade e Proteção de Dados também se antecipou ao tratar do tema “fim dos cookies”, previsto para o segundo semestre de 2024.

Para que as marcas não esperem para implementar soluções mais refinadas que ajudem a conciliar privacidade, ética, segmentação e eficiência no compartilhamento de dados com terceiros, em 2022, o GT realizou o webinar “Privacidade – Como estar preparado para o mundo com o fim dos cookies e terceiros, e aprofundamento sobre o projeto Privacy Sandbox”.

Este ano, foi publicado o “Guia CMO para Ética de Dados na Prática”.

Com o crescimento do uso da IA generativa, esta passou a fazer parte dos pilares estratégicos da ABA, que se antecipou e criou o GT de Inteligência Artificial e publicou o “Guia ABA sobre impactos da inteligência artificial generativa na publicidade”.

A IA também pautou muitos dos nossos eventos, como ABA SXSW Insights, ABA Cannes Insights e o ENA – Encontro Nacional de Anunciantes. Discutimos não somente o seu uso no dia a dia, mas também como ela pode melhorar a produtividade das empresas e ser uma ferramenta de inovação para as marcas melhorarem sua performance.

Da mesma forma, enfrentamos as discussões em torno dos desafios éticos, dos vieses discriminatórios e tendenciosos, da transparência, propriedade intelectual, da regulamentação e substituição de postos de trabalho.

Por fim, por meio do Comitê de Comunicação & ESG da ABA, trouxemos diversas iniciativas para apoiar o mercado ainda quando este tema era uma novidade para as corporações.

Já publicamos mais de 10 guias de boas práticas, dentre eles, o “Guia global sobre claims de sustentabilidade em marketing e comunicação” e o “Guia ABA de combate ao etarismo”, duas publicações pioneiras para apoiar profissionais de marketing em suas comunicações, e o livro “Reflexões – Diversidade & inclusão”. E fecharemos este ano com mais 4 guias de ESG.

Nosso papel como única entidade que representa os anunciantes é trazer esses temas para a mesa, debatê-los, compartilhar conhecimento e ajudar nosso mercado na disseminação das boas práticas e na busca das melhores soluções, sem deixar de lado a ética e a transparência que tanto prezamos.

Nelcina Tropardi é presidente da ABA e diretora-geral de jurídico, RelGov, ESG e compliance da Dasa
presidencia@aba.com.br