Como fundadora do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), a ABA sempre afirmou seu compromisso com a autorregulamentação, sendo esta uma importante ferramenta para uma publicidade livre, transparente, ética e responsável. E em seus quase 65 anos de história, tivemos a honra de contar, em 38 deles, com a dedicação incansável do dr. Edney Narchi na liderança do Conar, atuando em prol da defesa da liberdade de expressão comercial e, ao mesmo tempo, propondo limites éticos para o conteúdo das peças publicitárias.
Se o Conar se tornou uma referência em autorregulamentação no Brasil e no mundo, afirmo, sem sombra de dúvidas, que esse mérito decorre, em grande parte, da dedicação de Edney.
E não só o Conar deve muito ao Edney, mas a publicidade também. Em uma homenagem extremamente merecida feita pelo Conselho de Ética em sessão plenária, no dia 29 de junho, Sérgio Pompílio, presidente do Conselho Superior da ABA, que assumiu a presidência do Conar representando a ABA em julho deste ano, destacou que Edney esteve presente em aproximadamente 10 mil sessões de julgamento, tendo o Conar não ultrapassado ainda 11 mil representações abertas em toda a sua história. É um legado imensurável e
admirável.
Líderes de marketing que atuaram no mercado nestas quase quatro décadas em que Edney participou do Conar sabem muito bem que ele foi um grande guia nas tomadas de decisões sobre anúncios, sempre com muita paciência e generosidade em compartilhar seu conhecimento e boas práticas, ajudando o mercado a trilhar o caminho ético e responsável da publicidade, promovendo uma competição saudável entre os diversos players.
Promover discussões sobre modelos de negócios éticos, transparentes e responsáveis sempre foi estratégico para a ABA, pois acreditamos serem essas premissas básicas das boas práticas, não só da publicidade, mas de qualquer setor.
E isso se reforça ainda mais neste momento atual, em que a transformação digital vem impactando a publicidade e demandando modelos mais criativos e eficientes. Mas, não podemos nunca perder a bússola da ética e, nesse ambiente extremamente competitivo, a autorregulamentação é um caminho seguro.
Formado em 1972 pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, Edney sempre foi um exímio conciliador, um pacificador, qualidades que, junto de seu vasto conhecimento e dedicação, o ajudaram a mediar centenas de reuniões de conciliação oficiais, evitando conflitos prolongados.
Sua precisão no trato das denúncias e cordialidade nas relações com os consumidores, associados, autoridades e mercado publicitário são exemplos e inspirações que nortearão para sempre nossa jornada. Destaco, ainda, sua contribuição para as muitas modernizações pelas quais passou nosso Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.
Edney deixa voluntariamente a vice-presidência-executiva do Conar com vasto legado, muitos amigos, admiradores e, tal como um líder genuíno, muitas sementes plantadas. Sua sucessora na vice-presidência executiva do Conar, dra. Juliana Albuquerque, que trabalhou com ele por mais de 20 anos, e Sérgio Pompilio, meu colega na ABA, são exemplos que trazem consigo a condução ética, o espírito associativo e o respeito à liberdade de expressão que tanto foram defendidos por Edney e se fazem necessários na autorregulamentação publicitária.
Em nome da ABA e de todos os anunciantes e publicitários, prestamos uma homenagem à contribuição de Edney, com a entrega de uma placa simbólica, em 23 de maio deste ano, mas homenagens a este mestre nunca serão finitas.
Obrigada, Edney, mais uma vez, por nos impulsionar a desempenhar sempre nosso melhor como anunciantes.
Nelcina Tropardi é presidente da ABA e diretora de Jurídico, ESG, RelGov e Auditoria interna da Dasa
presidencia@aba.com.br