Tem gente que considera estranho falar sobre o legado de profissionais na ativa. Mas esse pensamento vem mudando, o que é bom. No auge da carreira, Hugo Rodrigues, um dos publicitários brasileiros mais bem-sucedidos de sua geração, é um desses cases que precisam ser celebrados.
Jovem, na casa dos 50 anos, Hugo - como é conhecido no mercado, e não pelo sobrenome Rodrigues - deixa a WMcCann no topo das agências que atuam no mercado nacional, após um período de oito anos de ótimos frutos para o McCann Worldgroup.
Desde que entrou na empresa, comandada anteriormente por Washington Olivetto em um período até triste, de perda de várias contas, Hugo liderou uma guinada na WMcCann, conquistando uma série de novos negócios, e fazendo a agência saltar da 15ª para a 1ª posição nos rankings de publicidade.
Em comunicado à imprensa, a agência anunciou que, “após conversas mútuas, Hugo Rodrigues deixará o cargo de chairman, que não existirá mais na estrutura da WMcCann e do McCann Worldgroup no Brasil”. Hugo é atualmente acionista da empresa e “sua participação societária será tratada conforme os acordos previamente estabelecidos”.
Hugo colocou a WMcCann na rota de crescimento nessa última década não só com grandes negócios, mas também com trabalhos criativos premiados em festivais como o Cannes Lions, o mais prestigiado de todos, com Leão de Ouro para Coca-Cola em 2021 e o único Leão da história da L’Oréal no Brasil, em 2022.
Listado entre as 500 pessoas mais influentes da América Latina pela Bloomberg Línea, Hugo é admirado por ser um líder com a criatividade na essência e ao mesmo tempo ter olhar aguçado para os negócios com foco em resultados para os clientes. Que dá certo!
Não à toa, deixa como uma de suas marcas na WMcCann o slogan ‘Nosso melhor resultado é o resultado dos nossos clientes’. Não é papo furado que é um criativo e executivo (isso mesmo, ele veste muito bem os dois chapéus) realmente próximo dos clientes. Cultiva parcerias duradouras com marcas como a Chevrolet, “seu cliente histórico”, que o acompanha desde a sua época de Salles Chemistri e Publicis, há cerca de 20 anos.
Vencedor de 20 Leões em Cannes, acumula prêmios também para marcas como Heineken, Nestlé e P&G. O seu lado humano também é parte reconhecida de sua trajetória. Hugo é voluntário da Casa do Zezinho desde 2006 e integrante do Conselho Consultivo do Unicef, por exemplo. Mais recentemente, nos últimos anos, também aflorou nele um lado influencer. Faz postagens diárias em suas redes sociais, sempre com informações relevantes para o mercado e pensamentos positivos.
Após o anúncio de sua saída da WMCann, ele postou nas suas redes sociais um trecho da música de Almir Sater e Renato Teixeira, ‘Tocando em frente’, que diz: “Ando devagar porque já tive pressa. Levo esse sorriso porque já chorei demais. Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe. Só levo a certeza de que muito pouco eu sei. Eu nada sei...”
Querido Hugo, esse editorialista e todo o time do propmark desejam a você mais sucesso ainda e esperamos ter em breve notícias sobre o seu novo rumo profissional, que seja tão próspero e inspirador como foi até aqui. E a Renata Bokel, a quem Hugo promoveu a CEO da WMCann, em 2023, sorte e êxito na missão de dar continuidade ao legado de um dos grandes nomes da indústria publicitária atualmente.
Pratas da casa
Confira também na edição desta semana matéria de capa sobre os chamados profissionais “pratas da casa”, que permanecem por mais tempo nas empresas, em contrapartida às novas gerações, com perfis mais imediatistas - a maioria dos jovens não fica dois anos em um mesmo trabalho.
A editora Janaina Langsdorff mergulha no tema, trazendo depoimentos e fazendo uma análise interessante com a seguinte indagação: pratas da casa ainda têm espaço na propaganda ou o brilho enfraqueceu?
Frase
“Coragem é a elegância sob pressão” (Ernest Hemingway).
Armando Ferrentini é publisher do propmark