Após uma edição histórica em comemoração aos 58 anos do propmark, uma das maiores dos últimos tempos em termos de páginas editoriais e anúncios, com 140 no total, cujo tema principal tratou de uma abordagem aprofundada sobre as estratégias do mercado da comunicação para manter a salvo a reputação das marcas, o jornal retoma nesta semana um assunto que também envolve a imagem das empresas: a comunicação corporativa.

Composto principalmente pelas agências de relações públicas, o setor deixou de ser área apenas de suporte para assumir um papel cada vez mais estratégico dentro das empresas. Com o digital, o segmento ampliou as possibilidades de oferta para os clientes a partir das diversas ferramentas que passaram a fazer parte do escopo de trabalho.

Muitas dessas agências assumiram a comunicação das redes sociais e chat corporativo dos clientes e hoje definem como a marca transmite suas mensagens para os stakeholders, sejam eles colaboradores, investidores ou parceiros.

Segundo levantamento da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), o investimento no segmento chegou a R$ 30,2 bilhões em 2022. De acordo com a instituição, o crescimento foi de 6%, acima da média do PIB (Produto Interno Bruto).

A busca das organizações pela cultura ESG é um dos pontos destacados pela Aberje para o crescimento da comunicação corporativa, tendência também acelerada pela pandemia, como mostra reportatem nesta edição.

“A cultura ESG está em ascensão no mundo dos negócios há algum tempo. Como resultado desse novo cenário, as empresas estão cada vez mais contando com a comunicação como estratégia para se relacionar com o público, e suas estratégias estão se tornando mais sofisticadas. E essa demanda pública visa a informações transparentes em diálogo, não apenas publicidade. A eclosão da pandemia acelerou essa tendência. Porque quando todos tiveram de adotar o home office, a comunicação interna, por exemplo, se tornou ainda mais importante. Havia também uma necessidade crescente de se comunicar com pessoas fora da empresa, como mídia social e questões sociais mais amplas. Tudo isso fez com que as empresas investissem mais em comunicação”, explica Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje.

Outro fator é que a pandemia também impactou na quebra e difusão das fronteiras entre investidores e stakeholders, entre empregados e clientes, entre os negócios e os temas políticos e sociais, entre online e offline, entre o trabalho e o lar.

“Essas fronteiras nas empresas se tornaram permeáveis, e o comunicador é o profissional dentro das organizações que precisa dar conta dessa quebra de limites, é ele quem deve lidar com os públicos”, completa Santos.

Colunistas
O Prêmio Colunistas, a mais tradicional premiação do mercado publicitário brasileiro organizada pela Abracomp com o apoio do propmark, realizou na última semana cerimônia de entrega dos diplomas aos vencedorers da edição 2021/22.

A festa ocorreu na ESPM, em São Paulo, e reuniu a nata dos mercados de São Paulo, Centro-Leste, Norte-Nordeste e Sul. Na ocasião, foram premiadas a Africa Creative como Agência do Ano de São Paulo; a Agência do Ano do Centro-Leste (AMP); e a Agência do Ano do Norte-Nordeste, a Propeg. Confira a cobertura completa com fotos dos ganhadores nesta edição.

Agradecimento
Aproveitamos a ocasião para agradecer os muitos votos recebidos pelo aniversário de 58 anos do propmark. Muito obrigado aos nossos parceiros, anunciantes e leitores!

Armando Ferrentini é publisher do propmark