Minha trajetória começou ainda na universidade, quando tive a oportunidade de atuar na área de marketing da TV Globo. Era o meu primeiro contato com o universo da televisão, um espaço de ritmo intenso, aprendizado constante e, sobretudo, de colaboração. Ali compreendi que o audiovisual é uma grande engrenagem movida por pessoas apaixonadas por contar histórias. Pouco tempo depois, mergulhei na produção educativa e cultural. Foi nesse ambiente de curiosidade e experimentação que descobri o prazer de construir conteúdos que informam, emocionam e provocam reflexão. A partir desse ponto, minha carreira seguiu em direção à produção independente. Um espaço fértil, diverso e desafiador. Lembro-me de quando decidi entrar no cinema, foi uma experiência nova. Era outra linguagem e outras ferramentas, com certeza uma aventura! Mas fui tão bem acolhida, que essa experiência rica e passageira me trouxe, além de muita bagagem, amigos que ficaram para sempre.
Anos mais tarde, ao assumir a direção de produção da TV Brasil, vivi um dos maiores desafios da minha carreira. O compromisso era grande: oferecer uma programação plural e de qualidade para todo o país. Com profissionais qualificados e parcerias sólidas com a produção independente, conseguimos fortalecer a presença de conteúdos diversos na televisão pública, valorizando diferentes vozes e territórios. Quando recebi o convite para trabalhar no Like, por iniciativa do Marco Altberg e da Jeanine Brandão, criadores do Canal, fiquei imediatamente entusiasmada pela oportunidade de colaborar no fortalecimento desse espaço leve e acessível, dedicado a conectar o público com o que há de melhor no entretenimento. Já havia trabalhado com o Marco em muitos projetos de sua produtora e ao longo desse tempo desenvolvemos uma grande parceria. A ideia de um canal dedicado a ajudar o público a encontrar conteúdos que realmente lhe interessam, era algo novo e muito interessante. Hoje, à frente da produção executiva, tenho o privilégio de ver esse projeto se expandir e ganhar novos formatos, novos públicos e novas telas. Com a parceria e uma curadoria apurada realizada pela Claro, a equipe Like, com profissionais muito competentes e apaixonados pelo que fazem, oferece ao público uma programação diversa. São roteiros dinâmicos que têm a coordenação do roteirista Sylvio Gonçalves, a pauta afinada do jornalista Renato Hermsdorff e um supertime de apresentadores que dá vida a uma programação de maneira descontraída e próxima do público.
Hoje, com mais de 20 milhões de telespectadores, o Like está presente nos canais 500 e 530 da Claro tv+, nas plataformas como Samsung TV Plus e TCL Channel, e em breve estará também na LG Channel. Um momento muito importante foi quando, há um ano, o Like assumiu a programação e identidade do canal 500, porta de entrada do assinante Claro, ampliando de forma significativa a nossa audiência. Nos últimos anos, vimos o audiovisual passar por transformações importantes. A chegada do streaming e a integração com o digital não apenas mudaram a forma de consumo, mas também abriram possibilidades de criação e interação que antes pareciam distantes. As redes sociais do Like vêm crescendo expressivamente, mostrando que a interação direta com o público é cada vez maior. Acredito que o futuro da televisão está na convergência, um diálogo cada vez mais fluido entre telas, formatos e linguagens.
A televisão, assim como o cinema, tem o superpoder de reunir e mobilizar pessoas em torno de uma história. Mas tudo isso só é possível com a força do trabalho em equipe.
Myriam Porto é jornalista e produtora-executiva do Canal Like