Embora o mês se inicie com a polarização das eleições, em que as cores da Bandeira brasileira e dos partidos se misturam nas ruas, em breve os principais prédios das grandes cidades serão iluminados de pink e vão dar palco a uma das campanhas mais representativas em favor de uma causa - o Outubro Rosa, que faz um alerta à prevenção do câncer de mama, o segundo em incidência no país, de acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer).

Reportagem de capa desta edição mostra o papel fundamental da publicidade para combater esse mal e informar as mulheres sobre a importância do exame preventivo de mamas. Só em 2022, o Inca estima que serão mais de 66 mil novos diagnósticos da doença.

O PROPMARK ouviu marcas, agências e produtoras para apresentar suas ações em prol dos seus funcionários e do público em geral. Companhia com histórico de engajamento no tema, a Avon, por meio do Instituto Avon, declara investimentos da ordem de R$ 92,1 milhões em projetos voltados para a causa, beneficiando mais de 3,8 milhões de pessoas.

“Abordamos o tema não somente para o público externo, com campanhas e projetos de acesso a toda a população brasileira, como também para colaboradores, lideranças e representantes, por meio de ações de orientação, comunicação ou debates. A Avon busca promover o avanço da causa ‘de dentro para fora’. Este ano, preparamos material de campanha para que as colaboradoras conheçam os direitos das mulheres com suspeita ou diagnóstico de câncer de mama, bem como informações a respeito dos sinais, fatores de risco e o que fazer a respeito”, detalha Daniela Grelim, diretora-executiva do Instituto Avon.

Neste mês, o Instituto Avon está com a campanha Quem tem peito tem direito, criada pela Wunderman Thompson Brasil. A WT também já lançou um filtro que guia as mulheres a fazerem o autoexame com a Johnson & Johnson, por exemplo. “Temos a sorte de trabalhar com clientes que abraçam a causa junto com a gente. Acredito que a comunicação tenha um papel fundamental, já que a informação é o primeiro passo para o diagnóstico precoce e a redução de mortes. Como profissional de conteúdo, acredito que a comunicação deve sempre considerar os interesses das pessoas como prioridade e, para o Outubro Rosa, não deve ser diferente”, argumenta Mariana Hasselmann, diretora de conteúdo e influência da Wunderman Thompson Brasil.

Abordar o tema com seriedade, porém, é essencial para as marcas. Em um mundo dominado pelas redes sociais, que traz a sensação de que todos têm de se manifestar sobre todos os assuntos,  muitas vezes, a abordagem pode soar oportunista. No caso do Outubro Rosa, a visibilidade é fundamental para o tema, mas quanto mais envolvimento a marca tiver com a causa, mais legítima é a comunicação.

Barbara Gava, diretora-executiva de atendimento da Ampfy, chama a atenção para o fato de que o Outubro Rosa não se trata apenas da utilização de adereços rosas. “É muito mais do que isso: é sobre levar informações claras e de qualidade, trazendo a conscientização sobre a importância da prevenção”, ressalta ela.

Garra do Galo
Liderada por Silvio Soledade, a APP (Associação dos Profissionais de Propaganda) entregou na semana passada o troféu Garra do Galo para os vencedores do 21º Prêmio Contribuição Profissional, em várias categorias. Entre os ganhadores, está Orlando Marques, conselheiro e sócio da Boutique Pool, conselheiro da Centria Partners e da Sousmile, além de membro do Conselho Deliberativo da ESPM. Marques recebeu o Prêmio Contribuição Profissional Especial por sua trajetória no mercado publicitário.

Armando Ferrentini é publisher do PROPMARK