Um dos maiores fenômenos da TV brasileira, exibida pela extinta Rede Manchete, marcou picos de 40 pontos de audiência em sua primeira versão, em 1990, e se tornou a única telenovela a desbancar a Rede Globo, líder com seus folhetins no horário nobre. Com personagens de características simples em um ambiente pecuário, a obra de Benedito Ruy Barbosa transportou o telespectador ao mundo do agro mato-grossense, revelando cotidianos diversos como, por exemplo, os conflitos entre posseiros e grileiros no centro-oeste do país.
Ironicamente, o interesse pela posse dos direitos da novela foi marcado por uma disputa entre as emissoras Rede Globo e SBT na década de 2000, o que comprova o quanto a saga de fazendeiros e ruralistas, em meio a romances, paisagens repletas de uma fauna exuberante e mitos populares permeiam o imaginário e despertam o interesse do telespectador.
Com alto investimento em publicidade para a estreia do remake, a aposta é grande na espera de resultados de audiência e receita. Para o mercado, há um horizonte de oportunidades a ser desbravado. Na época da primeira versão da novela, a criação de jacarés foi mencionada como possibilidade de negócio, com a intenção de comercializar o couro e a carne, tendo como base políticas de conservação da espécie. Atualmente, trata-se de uma atividade em expansão, com muito potencial de mercado, mas que ainda necessita de aprofundamento e quebras de paradigmas com o consumidor.
A siderúrgica e a mineração são dois dos principais geradores de emprego, ao lado de incentivos para a implantação de projetos agropecuários e tecnologias sustentáveis.Aprincipal atividade econômica está ligada a uma das causas ambientais mais polêmicas: a extinção da onça-pintada, espécie extremamente representativa das matas brasileiras. O animal, que se tornou uma ameaça para os criadores de gado de corte, vem apresentando redução de sua população. A região ainda sofre com problemas ambientais que resultam em desequilíbrio ecológico. Da cerca dos 250 mil quilômetros quadrados, alagados em sua maior parte, estima-se que 26% do seu território tenha sido destruído por incêndios.
O Pantanal é um dos destinos brasileiros mais procurados. De acordo com a FUNDTUR/Pantanal, Fundação de Turismo do Pantanal, 47,7% dos viajantes visitaram o destino mais de três vezes, tendo como motivação a pesca esportiva, com hospedagens em hotéis-fazenda, pesqueiros e pousadas. Acompanhar a vida dos peões de comitivas pantaneiras, avistar marruás, imergir na cultura nativa, cavalgando no principal meio de transporte, podem ser atividades que ultrapassem o destino pesqueiro, ampliem o turismo sustentável e diversifiquem o público, predominantemente masculino.
Usufruir do papel de uma emissora de televisão como a Rede Globo para mostrar, em horário nobre, as riquezas naturais do Brasil, é criar possibilidades de se preservar este bioma e gerar negócios por meio de experiências que ultrapassem a tela da TV.
Marcio Duarte é especialista em marketing e diretor da MD COM & MKT - marcio.duarte@mdcommkt.com.br