Mesmo sonhando grande. Aliás, o sonho precisa ser grande mesmo. Mas para que se torne real, é preciso cuidar dos detalhes, da atenção às pequenas coisas. É nas pequenas coisas que estão a originalidade e o sucesso.

Há três mil anos, num campo de batalha na antiga Palestina, um jovem pastor derrubou um poderoso guerreiro com apenas uma pedra e uma funda e, de lá para cá, os nomes Davi e Golias simbolizaram as batalhas entre os mais fracos e os gigantes.

Você não vê ninguém dizendo que adoraria ser Golias. Todos se identificam com David. Muito menor que seu oponente, porém brilhante. David era mais simples, frágil, aparentemente, e tinha tudo para perder o desafio que ele mesmo provocou com o gigante Golias.

Todos acharam sua vitória um feito quase impossível, mas quando você lê o livro  de Malcom Gladwell, David and Goliath: Underdogs, Misfits, and the Art of Battling Giants, fica claro que era quase impossível para David perder para aquele gigante, naquele terreno, naquele determinado dia e sob aquelas condições.

É exatamente assim que trabalham algumas agências independentes. Movimento é vida. A indústria da comunicação é formada hoje por mais de 90% de gigantes e uma pequena fração de agências pequenas, leves, regionais e independentes.

Essas agências estão revolucionando os negócios de maneira geral. E inspirando as grandes empresas em seu funcionamento, que se fragmentam com unidades independentes dentro de grandes grupos, ou instalam agências especiais para clientes gigantes que querem essa independência. Alguns Golias estão lançando agências pequenas para atender os clientes que precisam dessa agilidade. Também estão criando agências de segmentos: agências que fazem mídia exterior; que fazem apenas roteiros  e outras.

Pensar pequeno em comunicação é decidir rápido. Pensar pequeno é agir com técnica, mas decidir quase que no ato. Independente e pequena por escolha.

Mais do que tamanho de sede, número de funcionários e ferramentas disponíveis, as pequenas agências hoje se diferenciam por aquilo que realmente interessa: estratégia e criatividade.

É difícil você obter escala num trabalho em que são necessárias horas e dias para entender um problema. Impossível você criar um sistema de reprodução automático de soluções de comunicação. Pergunte isso para o Watson, que desde 2017 anuncia em Cannes que vai começar a criar campanhas.

Pensar independente e pensar como rei David, num mundo dominado por Golias, é a saída para a longevidade do nosso trabalho e futuro de nossa profissão.

Quando você tem poucas pessoas, porém muito talentosas e sempre por perto, é mais simples resolver problemas aparentemente insolúveis.

Basta um grupo pequeno e comprometido para mudar tudo.  E, claro, coragem para assumir os riscos. Um trabalho marcante se faz com coragem. Sem ela não se vence os gigantes.

Flavio Waiteman é CCO-founder da Tech and Soul
flavio.waiteman@techandsoul.com.br