Hot Dog grelhado no fogo como churrasco. Mega Stacker Catupiry. Whopper Chimichurri. Se essas receitas te deram água na boca ou azia no estômago, isso não importa. O ponto é que essas criações diferentes são ideias de inovação de produto dos próprios colaboradores que a rede Burger King criou para se diversificar na indústria perante o gigante concorrente McDonald's.

E, apesar deles não estarem no menu fixo, esses produtos cumpriram com o seu dever. Pois durante o lançamento de cada um desses hambúrgueres, o Burger King conseguiu o que nenhum outro concorrente do McDonald's consegue: fazer o consumidor olhar para o lado. Sei por experiência própria trabalhando para as duas marcas em agências diferentes que a cada lançamento desse, milhares de consumidores deixaram de ir no McDonald's naquele dia para experimentar uma "maluquice" do restaurante apelidado carinhosamente de BK. Uma ideia e milhares de reais a mais para a empresa. Esse é o poder de ter colaboradores criativos no mundo corporativo de hoje.

Assim como a mistura inovadora de ingredientes em um sanduíche, a capacidade de gerar ideias originais e soluções criativas pode transformar empresas, impulsionando a inovação, a produtividade e a competitividade no mercado.

A criatividade é uma das habilidades mais valorizadas no mundo empresarial contemporâneo, no entanto, a que as empresas menos investem. Quer outro exemplo? O Cheddar McMelt é uma invenção brasileira que só tem aqui no Brasil. Mas se engana quem pensa que isso é coisa de brasileiro. A ideia de ter um sanduíche que se conecta com o paladar de cada cultura partiu de um colaborador do marketing do McDonald's. E, atualmente, todo país que tem um restaurante McDonald's tem um sanduíche que é o queridinho da população local. E isso vende muito. O Cheddar McMelt é o segundo sanduíche mais vendido no Brasil, perdendo apenas pro carro chefe, o Big Mac.

E não é só a indústria de fast-food que carece de boas ideias. Um bom exemplo disso foi a pandemia. Talvez você se lembre que o nome popular do Covid-19 é Corona. E, por incrível que pareça, muitas pessoas associaram o vírus à cerveja Corona. Tanto que, em 2020, a marca chegou a considerar mudar o próprio nome. Em vez disso, a solução foi investir em diversas ações criativas espalhadas pelo mundo todo para fazer presença de marca. E em todos os mercados que a cerveja estava, ela fez ações de marketing. Aliás, muitas dessas ações ganharam prêmio no maior festival de criatividade do mundo, o festival internacional de Cannes. Mais uma vez, sei por experiência própria dessa realidade. Inclusive, umas das ideias premiadas era minha, para o lançamento da cerveja sem álcool da marca.

Seja durante uma crise ou fora dela, a criatividade é uma ferramenta poderosa para alavancar vendas ou até salvar marcas. Uma habilidade que envolve a capacidade de identificar problemas, visualizar soluções originais, adaptar-se a mudanças e antecipar tendências de mercado. É por isso que toda organização pode se beneficiar de colaboradores com habilidades criativas.

Além disso, colaboradores criativos são mais propensos a se envolverem ativamente nas atividades do trabalho, uma vez que sentem que suas ideias são valorizadas e têm espaço para contribuir de maneira significativa. Isso resulta em equipes mais engajadas e motivadas, o que, por sua vez, aumenta a produtividade e a satisfação no trabalho.

E o melhor disso é que a criatividade é puro treino. Toda criança nasce criativa e com o tempo vai deixando de ser. Com o tempo, somos direcionados a "acertar", a dar a resposta que te faz passar na prova. E poucos são os resistentes que cultivaram a criatividade a ponto de usar ela na vida 30 Plus. A criatividade vale a pena. E é por isso que investir em cursos e treinamentos ou workshops de criatividade para funcionários de todos os níveis e setores pode ser um dos melhores investimentos a se fazer dentro das empresas.

Hoje, mais do que nunca, a criatividade vai muito além de pensar fora da caixa. Seja a caixinha de um BigMac ou de um pack de cerveja.

Rafael Borna é redator, professor e palestrante de copywriting e criatividade e inovação
rbornacina@gmail.com