No Brasil mais de 10 mil empresas são abertas por dia. De acordo com o Mapa de Empresas, elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), só em 2022, o país registrou a abertura de 3.838.063 novos empreendimentos, o que representa um aumento de 14,1% em comparação com 2020.
Para garantir a prosperidade de uma nova empresa, muitos são os fatores que devem ser levados em consideração, como a criação de produtos e serviços inovadores, elaboração de um plano de negócios, estudo e mapeamento de mercado, plano de marketing e, por último, porém, não menos importante: o registro de marca.
Veja abaixo 5 alertas importantes sobre o registro de marca:
● Domínio e @ nas redes sociais não garantem o uso exclusivo: não registrar uma marca pode trazer problemas sérios, como perdê-la para outra pessoa ou empresa. Comprar o domínio do seu site e/ou correr para ser o primeiro a garantir o nome do perfil nas redes sociais não traz nenhuma garantia, muito pelo contrário, você pode ser notificado caso alguém registre sua marca antes de você. Por este motivo é tão importante que o registro de marca seja iniciado com a abertura da empresa para evitar aborrecimentos futuros.
● Não aposte na incerteza: infelizmente é bem comum que os empreendedores brasileiros deixem para registrar suas marcas após entender que seus negócios estão prosperando, porém, apostar na incerteza é caminho para o insucesso. Imagina só a catástrofe que seria trabalhar a credibilidade da sua marca por anos por meio da venda dos seus serviços e produtos, criar um vínculo com seu consumidor e descobrir que perdeu o registro da sua marca? É como ter que começar do zero novamente!
● Proteja-se contra plágio: a discussão sobre plágio está muito mais presente no meio artístico e dos influenciadores digitais, mas é uma realidade no mercado brasileiro e requerer o depósito de uma marca junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) é a única forma efetiva de proteger sua marca do uso indevido e plágio.
● Novas possibilidades: ao receber e se tornar proprietário da marca, o empreendedor abre um leque de possibilidades de crescimento do negócio, como o direito de fazer licenciamento de produtos ou optar por franquear o modelo de negócios, por exemplo, o que aumenta o alcance de mercado e possibilidades de atuação.
● Evite perda da marca: se sua marca for registrada por terceiros você pode ter seu site bloqueado e ainda receber uma notificação judicial solicitando a retirada de peças publicitárias, redes sociais e até produtos do mercado dentro de um curto período de tempo, o que pode significar uma crise irreversível para a prosperidade do seu negócio.
Não garantir e perder o uso exclusivo da sua marca é muito mais caro e complicado do que o processo de depósito dela no INPI. Se você ainda não registrou sua marca, corra enquanto há tempo!
Geisler Bosso é CEO da Vilage Marcas e Patentes