É difícil esquecer junho de 2016.

Talvez fosse o êxtase de ter acabado de ganhar o Young Lions, a brisa da Riviera Francesa ou o fato de pisar na Europa pela primeira vez, mas algo mudou em mim quando estive Cannes.

A minha primeira e única ida ao festival até aqui é uma memória marcante, daquelas que sempre visito quando preciso de inspiração. Desde então, me tornei o chato que pede o login do love the work e tento consumir o máximo de trabalhos e palestras do festival. Cannes se tornou um momento aguardado todos os anos para alimentar minha inspiração.

Geralmente, pensamos em estrategistas como pessoas mais racionais. Por esse aspecto, faz sentido um estrategista se empolgar tanto com um festival de criatividade?

Sentido, esse é o x da questão. Porque o que separa uma ideia criativa de um simples devaneio é justamente o fato dela fazer sentido. É você olhar para aquilo que é fresco e novo e entender a lógica de porque aquilo também é efetivo e promissor. As melhores ideias têm sentido, e por terem sentido, são racionais. É por isso que ao invés de separar o que é racional do que é criativo, prefiro juntar os dois. E que bom é poder viver em um mundo que acredita nessa união!

Na minha experiência, as melhores estratégias são criativas antes mesmo de chegarem na criação. Quando adicionamos criatividade no início do processo potencializamos a criatividade no processo como um todo. Criatividade potencializada se torna exponencial. E quanto mais exponencial ela se torna, mais transformadora ela é.

Adoro uma frase que diz “se você quer aprender a escrever, leia”. É impossível ser criativo sem se alimentar de criatividade. Cannes comprime em uma semana o que de mais criativo foi feito na indústria no último ano, tornando-o um prato cheio para quem quer desenvolver a sua criatividade. É por isso que eu consumo o festival todos os anos e convido você, independente da sua disciplina ou mercado, a fazer o mesmo.

E já que estamos aqui, não pare em Cannes. Veja arte. Leia livros. Assista filmes. Escute músicas. Se informe sobre temas que não gosta ou não conhece. Consumir criatividade vai aumentar os seus recursos e aperfeiçoar os seus pensamentos. Uma vida alimentada por criatividade é mais rica e colorida. Torne isso um hobby e o seu mundo vai ficar muito mais divertido.

Faz todo sentido.

Vitor Amos é head de Planejamento da Wunderman Thompson
vitor.amos@wundermanthompson.com