Empresa de tecnologia de ponta com sete mil funcionários no mundo e com ações emitidas pela Bolsa de NY, em Campinas.

Indústria de rerrefino de óleo com tecnologia para transformar o óleo contaminado usado dos motores em matéria-prima pura e original de novo, num ciclo infinito de sustentabilidade, em Lençóis Paulista.

Um dos condomínios mais exclusivos com campo de golfe profissional e um Shopping Iguatemi quase no seu quintal, em São José do Rio Preto.

Recorde de vendas de carro de luxo, em Goiânia e Ribeirão Preto.

Empresa cria inovação de ponta no agro, adicionando valor agregado ao que antes era commodity, em Goiás.

Venda de jatinhos, quase 50% da frota nacional de aeronaves, para o Centro-Oeste.

Uma das maiores empresas do mundo no ramo de saúde do país, do Recife. Cooperativas agrícolas gigantescas no interior do Paraná e Santa Catarina.

Polos de tecnologia de ponta em Joinville, Florianópolis e usinas de produção de energia limpa em massa em praticamente todo o Centro e Nordeste do país.

Cada vez que me deparo com empresas assim, gigantes do interior, fico abismado com esse Brasil cada vez mais forte e inovador. O crescimento das empresas no país de hoje é forte e descentralizado. Em parte, pela conectividade e em outra parte pelo jeito que o brasileiro vê as coisas. Indo lá e fazendo.
Impossível não pensar no Brasil de fato ao ver e ouvir a abertura da novela ‘Vale Tudo’.

Além de uma nostalgia boa que a voz da Gal, a letra do Cazuza e o arranjo orquestral de Rogerio Duprat trazem, aparece também, naturalmente, uma certa comparação sobre o país que tínhamos em 88, na primeira exibição da novela, e o de agora. E sim, o Brasil ainda vê novela.

Quando fico sabendo ou me deparo com essas empresas e a importância do que fazem, imagino como podem crescer ainda mais com boa comunicação ou um branding bem feito que acompanhe a sua ambição e inovação.

Na época da novela original, houve uma agência que viu e acreditou no “interior“ do Brasil, a MPM.

Além de liderar o mercado brasileiro, a MPM chegou a ter 14 escritórios por todo o país.

Meu primeiro contato com a publicidade foi um estágio de dois meses na MPM de Ribeirão Preto.

Sorte a minha ter conhecido a profissão nessa agência.

Foi quando vi pela primeira vez um pessoal que passava horas olhando para cima, tomando café e procurando ideias para ajudar a resolver problema dos outros. Eu disse, é isso!

A cara do Brasil é ser produtivo e inovador. A voz linda e afinada da Gal que pergunta qual o seu negócio na abertura da novela empolga. A poesia da letra mostra nossa riqueza intelectual e a energia da Gal empolga quando canta a palavra Brasil!

Flavio Waiteman é sócio e CCO da Tech&Soul
flavio.waiteman@techandsoul.com.br